São Paulo cada vez melhor

Folha de S.Paulo

qua, 29/12/2010 - 10h26 | Do Portal do Governo

São Paulo é resultado das migrações de irmãos nordestinos, mineiros, gaúchos, vindos de todos os cantos do país. É produto das imigrações de italianos, japoneses, judeus, poloneses, entre outros, vindos de todos os cantos do mundo.

Tudo isso, somado e misturado, fazem de São Paulo o que ele é: uma locomotiva para o Brasil, com mais de 41 milhões de habitantes.
Dado esse desafio, estamos encerrando uma administração, iniciada e conduzida por José Serra e concluída por mim, que deixa como legado programas e ações destinadas a garantir um estado cada vez melhor para todos que aqui vivem.

Fizemos um modelo de gestão que usou da criatividade para planejar, democratizar e tornar mais ágeis e eficientes os serviços prestados pelo governo.

Realizamos nos últimos quatro anos o maior investimento da sua história – 61,5 bilhões de reais – sem que fosse preciso criar novos tributos ou aumentar os já existentes. Pelo contrário, foi possível incrementar a arrecadação e, ao mesmo tempo, diminuir a carga tributária individual.

São Paulo foi o Estado brasileiro que mais produziu, empregou e gerou renda entre 2007 e 2010. Da indústria ao agronegócio o Estado contribuiu para garantir a todos o acesso ao emprego, à maior renda e à melhores condições de vida.

Triplicamos as vagas do ensino técnico e tecnológico gratuito, para garantir ainda mais oportunidades aos jovens. Reciclamos e qualificamos profissionais para que pudessem se recolocar no mercado de trabalho. Garantimos a renda mínima para os trabalhadores, com o Piso Salarial Paulista, acima do salário mínimo nacional.

A alfabetização das crianças melhorou com o segundo professor nas salas do 1º ano da rede estadual. Os currículos foram unificados para que o professor saiba exatamente o que deve ensinar em cada série escolar. Incentivamos e premiamos os bons resultados, valorizando os professores que cumprem as metas, com uma carreira que lhes permite uma sensível melhoria salarial.
Na saúde – além de 10 novos hospitais e o mais moderno centro de referência no tratamento do câncer – reduzimos as filas para consultas e exames médicos, com a instalação de 37 AMEs em todas as regiões do Estado, acrescentado ao sistema público de saúde, 3 milhões de consultas e 9 milhões de exames por ano, além de 75 mil pequenas cirurgias. E inovamos com a criação de uma rede para cuidar das pessoas com deficiência – a rede de reabilitação Lucy Montoro.

As estradas de São Paulo são as melhores do Brasil e melhoraram ainda mais com a construção do Trecho Sul do Rodoanel. Estamos iniciando o trecho Leste e tudo estará pronto para a licitação do trecho Norte. Terminamos a Jacu-Pêssego, duplicamos rodovias, recuperamos 12 mil quilômetros de vicinais e milhares de quilômetros de estradas estaduais, e construímos as novas marginais do rio Tietê.

Já o maior investimento setorial feito foi na expansão da malha metro-ferroviária da Região Metropolitana da Capital. Estamos quadruplicando o transporte por trilhos com qualidade de metrô, com mais segurança e tempo reduzido nas viagens.

A redução dos índices de criminalidade, alcançando o menor patamar de homicídios desde 1999: 8,8 homicídios por 100 mil habitantes, um terço da média nacional, foi outro ponto positivo.

Avançamos como nunca no saneamento básico e nas políticas de meio ambiente. Construímos mais de 80 mil moradias; tiramos milhares de famílias de áreas de risco; e criamos a Lei Antifumo.

Ao final de 4 anos, com o trabalho abnegado de uma equipe valorosa de servidores públicos, cumprimos a missão de avançar em benefício das pessoas. Muito foi feito. Mas há muito ainda por se fazer.

Desejo ao governador Geraldo Alckmin e sua equipe muito sucesso. E agradeço aos paulistas a oportunidade e a honra que me concederam, de governar São Paulo nos últimos nove meses.

Alberto Goldman é governador do Estado de São Paulo