São Paulo busca integração com o Paraná

A Tribuna - Santos - Sexta-Feira, 18 de fevereiro de 2005

sex, 18/02/2005 - 8h40 | Do Portal do Governo

Maurício Eiroz

A Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo está elaborando um projeto que busca integrar a costa sul paulista e o litoral norte do Paraná, conhecido como Lagamar.

Além disso, a subida do Circuito Caminhos do Mar, pela Estrada Velha de Santos, a partir de Cubatão, deve ser implantada dentro de no máximo dois meses.

‘‘Já iniciamos a qualificação dos monitores e após a entrega do portal em Cubatão, que deve ocorrer dentro de 45 ou 60 dias, começaremos a aceitar inscrições de pessoas interessadas em a fazer a subida’’.

A informação foi divulgada ontem pelo secretário executivo de Turismo do Estado de São Paulo, Marco Antonio Castello Branco, durante o 1º Encontro Regional dos Fóruns/Conselhos Estaduais de Turismo da Macrorregião Sudeste.

O encontro reuniu representantes dos quatro estados da região Sudeste (São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo) e foi realizado durante todo o dia de ontem no Hotel Eldorado, em São Paulo. O evento tem como objetivo o fortalecimento do turismo nos estados e macrorregiões, seguindo a filosofia do Plano Nacional de Turismo, que prevê a descentralização do setor.

O evento discutiu também a integração dos roteiros turísticos, como exemplificou Castello Branco. ‘‘Dentro dessa visão de integração, na Baixada Santista temos o Circuito dos Fortes, Caminhos de Anchieta, entre outros e estamos realizando uma reunião hoje (ontem) no Litoral Norte para discutir o Circuito Costa Verde naquela região’’, disse o secretário executivo.

Todos os roteiros do litoral têm abrangência de divulgação nacional e internacional, segundo Castello Branco.

Integração

Segundo a secretaria, o projeto Lagamar ainda está em formatação e envolve os Estados de São Paulo e Paraná. O projeto engloba três municípios paulistas (Iguape, Cananéia e Ilha Comprida) e na essência valoriza o caráter balneário da região, rica em atrativos naturais.

O roteiro Caminhos do Mar foi criado no ano passado, com descida feita a partir de São Bernardo do Campo. Segundo Castello Branco, 15 alunos já estão em treinamento de qualificação para o atendimento ao turista.

O curso termina no dia 29 de março deste ano e tem como objetivo formar monitores para o roteiro Caminhos do Mar e demais áreas de interesse turístico na Baixada Santista. O curso é realizado com verbas do Ministério do Trabalho e parceria com as nove prefeituras da região por meio das comissões de emprego.

Ainda de acordo com Castello Branco, além do Circuito Cavernas da Mata Altântica (implantado ano passado), outro projeto deve virar realidade na região do Vale do Ribeira já neste primeiro semestre, visando comemorar os 100 anos da imigração japonesa no Brasil, que acontece em 2008. A região concentra grande parte da comunidade nipônica na região da Baixada Santista e o projeto visa resgatar a cultura desse povo, segundo o secretário.

Agenda

No Fórum, foi definida uma agenda de compromissos. Pela agenda, segundo o Ministério do Turismo, cada estado da região Sudeste terá até o próximo dia 28 para indicar três representantes para o futuro comitê gestor.

O comitê servirá de embrião para organizar a macrorregião e formular propostas para o desenvolvimento do turismo nos quatro estados. Dos três representantes, uma vaga é destinada a um representante do poder público e as outras duas para a iniciativa privada.

Baixa temporada merecerá atenção

Da Reportagem

O litoral paulista deverá desenvolver ainda este semestre um projeto da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo para incrementar a região durante a baixa temporada.

Denominado Inverno na Praia, o projeto prevê atividades esportivas e culturais na região. Sendo uma versão de inverno para os projetos já realizados durante o verão nas várias cidades do litoral de São Paulo.

Para isso, as prefeituras terão papel fundamental, conforme destacou ontem o secretário executivo de Turismo do Estado de São Paulo, Marco Antonio Castello Branco.

‘‘Pretendemos realizar parcerias com as prefeituras, por meio das secretarias municipais de Esporte e Cultura. Queremos aproveitar a ociosidade dessas localidades durante a baixa temporada e com isso atrair mais turistas e movimentar a economia local.’’

De acordo com Castello Branco, o projeto pode ser colocado em prática ainda este ano, ou ao menos ser implantado em caráter experimental em algumas cidades do litoral. Ele informou que já foram feitos contatos com os municípios litorâneos nesse sentido.