São Paulo amplia análise da água

Valor

seg, 10/08/2009 - 9h40 | Do Portal do Governo

Instituto de Pesca inaugura estrutura para atender agronegócio e indústrias 

O Instituto de Pesca (IP), ligado à Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, inaugura hoje um novo Laboratório de Análise de Qualidade de Água para atender as demandas do agronegócio – sobretudo pesca e aquicultura, grandes dependentes da qualidade dos recursos hídricos – e do setor industrial. 

Com um aporte de aproximadamente R$ 500 mil já investidos, e cerca de R$ 300 mil a serem alocados em modernização de equipamentos, o novo laboratório continuará a focar em pesquisas – a principal atividade do Instituto – mas aumentará também sua capacidade de prestação de serviços ao setor privado. 

“Isso irá gerar uma receita extra”, diz Edison Kubo, diretor do IP. “A ideia é nos tornarmos autossuficentes no futuro breve”. 

Um dos principais clientes será o setor de aquicultura: a criação em tanques de peixes, camarões e rãs. “Hoje, o Instituto de Pesca realiza serviços pontuais ao setor privado. Mas a preocupação em minimizar o impacto ao ambiente cresceu”, diz Kubo. 

Segundo ele, até pouco tempo atrás a atenção dos profissionais limitava-se à qualidade da água captada, o que garantia o sucesso do empreendimento. Agora, resoluções ambientais mais rígidas tornaram importante avaliar também o estado da água que sai dos viveiros e retorna ao sistema. 

“O novo laboratório vai servir tanto para o produtor controlar o seu nível de poluição, de lançamento de efluentes, quanto para os órgãos ambientais ditarem regras sobre esse tipo de monitoramento. Teremos agora condições de fazer análises físicas, químicas e de parâmetros biológicos, em comum acordo com a resolução do Conama número 357/2005, que dita limites para esse tipo de controle”, acrescenta o pesquisador Julio Lombardi. 

Além da aquicultura, setores da agricultura e da indústria poderão contar com os serviços do IP – entre eles as plantas de beneficiamento vegetal e animal, de celulose e o setor têxtil – e as próprias agências dos governos estaduais e federal, como a Agência Nacional de Água (ANA).

As análises poderão ser feitas de duas maneiras: in loco, com pesquisadores do IP se deslocando até a empresa, ou vice-versa.

O novo laboratório terá área de 400 metros quadrados e ficará dentro do Parque da Água Branca, na zona Oeste de São Paulo. Segundo o Instituto de Pesca, as instalações deverão começar a operar efetivamente em 40 dias.