São José vira capital do Estado por 1 dia

ValeParaibano - 14/3/2003

sex, 14/03/2003 - 10h01 | Do Portal do Governo

Fórum Regional transfere para a cidade as decisões administrativas do governo Alckmin; megaevento mobiliza secretariado e atrai entidades do Vale, Litoral e Serra da Mantiqueira

São José dos Campos se transforma hoje na capital de São Paulo com a transferência simbólica da sede da administração estadual para a cidade durante a realização do Fórum Regional.

A versão tucana do governo itinerante mobilizará todos os 21 secretários e o governador Geraldo Alckmin (PSDB), que será a estrela do evento.

A base operacional do Fórum será o Clube de Campo Luso Brasileiro, na zona norte da cidade, que abrigará todo o aparato oficial do Estado e será utilizado para despachos dos integrantes do primeiro escalão com os 39 prefeitos e as principais lideranças políticas da região.

A maratona se estende até domingo. Alckmin permanecerá na região inaugurando obras em seis cidades. A ‘vedete’ da programação é o início da duplicação do trecho de serra da rodovia dos Tamoios, orçada em R$ 45 milhões (leia texto nesta página).

‘O Fórum não será apenas um momento para reivindicações. O governo do Estado vai mostrar um projeto de desenvolvimento para a região e depois discutir alternativas com prefeitos e sociedade em geral’ disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, João Carlos Meirelles, organizador do encontro.

A organização espera reunir pelo menos 600 pessoas nos debates que começam às 9h sob o comando dos secretários. Serão abordadas as propostas centrais da gestão tucana para a região (veja programação ao lado).

Após o almoço, por volta das 13h30, os secretários de Estado vão despachar em gabinetes improvisados até as 15h.

Neste momento, é aguardada uma verdadeira peregrinação de prefeitos, sindicalistas, representantes de entidades da sociedade civil pelos gabinetes dos membros do primeiro escalão.

DIFERENCIAL- O Fórum do Vale é o segundo a ser realizado pelo governo Alckmin. A primeira edição ocorreu em Presidente Prudente, no dia 14 de fevereiro.

Assessores do tucano consideram o evento de hoje ‘diferenciado’ em razão de o Vale ser a base eleitoral do governador, que é nascido em Pindamonhangaba, onde foi vereador e prefeito.

‘Aqui tudo tem que dar certo’, resumiu o secretário de Comunicação do Estado, João Mellão Neto.

Para a recepção dos convidados foi montada uma megaestrutura informatizada que vai dar suporte ao evento. A organização improvisou até um heliporto para o desembarque de Alckmin, previsto para as 15h. O tucano deve discursar durante 40 minutos no encerramento dos trabalhos.

Durante o encontro, os participantes poderão visitar ainda seis estandes preparados pelo governo do Estado.