Santos terá unidade para a semiliberdade da Febem

A Tribuna - Santos - Quarta-feira, 17 de dezembro de 2003

qua, 17/12/2003 - 9h58 | Do Portal do Governo

Da Reportagem

O Governo do Estado fechará parcerias com empresas de Santos para empregar cerca de 70 menores infratores internados na Fundação Para o Bem-Estar do Menor (Febem). E, em três semanas, terá definido o local da Cidade onde funcionará uma unidade de semiliberdade da Febem — destinada à reeducação de infratores de baixa periculosidade.

‘‘A unidade terá vagas para 100 adolescentes’’, disse ontem o secretário de Educação, Gabriel Chalita. ‘‘Eles passarão o dia na unidade de semiliberdade e voltarão para dormir em casa’’.

Segundo Chalita, a construção da unidade reduzirá em 60% o número de internos da Baixada Santista na Febem. Atualmente, a região tem 155 internos nas unidades da Febem de Guarujá (60) e São Vicente (95) — outros 222 estão em estabelecimentos da Capital.

A instalação da unidade de semiliberdade funcionará conjuntamente com ‘‘a política de empregabilidade’’ da Febem. Segundo Chalita, o projeto visa garantir empregos a 70 infratores na região.

‘‘No Estado, 700 jovens já foram beneficiados e o índice de reincidência na Febem caiu de 56% para 19%’’, afirmou o secretário.

Educação Infantil

A redução do déficit de vagas em creches e escolas de Educação Infantil, que só em Santos prejudica mais de 5 mil crianças, não poderá contar com o apoio do Governo do Estado. O secretário Gabriel Chalita disse que está impedido de ajudar as prefeituras, porque é uma ‘‘competência constitucional’’ exclusiva dos municípios. Ele acredita que a ajuda poderia ser oferecida pelo Governo Federal.

Para o próximo ano, o programa Escola da Família oferecerá até 1 mil bolsas de estudo para alunos de instituições privadas de Ensino Superior de Santos. O número oficial deverá ser divulgado hoje, em cerimônia que contará com o governador Geraldo Alckmin.

Apesar de manter contatos políticos na Cidade, Chalita não quis adiantar o nome de quem substituirá Mariângela Camba de Almeida, que deixou o cargo após se aposentar. Interinamente, o posto é ocupado por Lila Martinez Ferreira.

Segundo o secretário, a futura dirigente deverá ter um perfil participativo, com tempo disponível para visitar as escolas nos finais de semana. (LT e RS)