Santana de Parnaíba vai ganhar unidade do Projeto Guri

O Estado de São Paulo - Sexta-feira, dia 21 de julho de 2006

sex, 21/07/2006 - 10h49 | Do Portal do Governo

Espaço será aberto na terça-feira e, no início, terá 150 vagas para ensinar música aos jovens

A prefeitura de Santana de Parnaíba fechou convênio com o governo do Estado para implantar o Projeto Guri no município. A inauguração do espaço está prevista para terça-feira, se pelo menos 85% das vagas disponíveis estiverem preenchidas. De caráter sociocultural, o programa vai contemplar, com aulas de música, 150 parnaibanos, com idade entre 8 e 18 anos.

O espaço fica na Avenida Mônica Marques, 415, no Bairro da Fazendinha, e conta com quatro salas. “Escolhemos o local para suprir uma carência do próprio bairro. Grande parte das atividades do município está concentrada no centro histórico”, afirma a secretaria de Cultura, Miriam Fiuza Farcic . “De acordo com a adesão, podemos passar para um lugar maior.”

O convênio foi assinado no início de junho, em solenidade que contou com a presença do governador Cláudio Lembo (PFL) e apresentação de integrantes de alguns pólos, acompanhados por Toquinho. Além de Santana de Parnaíba, devem contar com novos pólos outras 149 cidades. “O Estado disponibiliza os professores e a didática, que inclui até a formação de orquestras, e os municípios entram com o espaço físico e mobiliário”, explica Miriam.

O programa tem como objetivo desenvolver as habilidades e as potencialidades de crianças e adolescentes carentes por meio da música. Atualmente, atende 26 mil alunos e está presente em 215 pólos, sendo 47 na Fundação do Bem-Estar do Menor (Febem) e 166 no Estado. Por causa do apoio de vários setores da comunidade, como ONGs e a iniciativa privada, o projeto ultrapassou inclusive as fronteiras do Estado. Hoje está presente em Maringá, no Paraná, e em Estância Velha, no Rio Grande do Sul.

Com a implantação do projeto, mais crianças e adolescentes da cidade serão atendidos com ações socioculturais, já que existem outros projetos dessa natureza na cidade, diz Miriam. Um exemplo é o Centro Cultural Artístico Municipal (CCAM), que presta assistência à população neste sentido. “São ao todo 500 alunos em 14 modalidades, inclusive para adultos, e que abrangem ainda artes plásticas e teatro”, diz Miriam. “Mas a vinda do Projeto Guri é excelente, porque abre o leque das questões sociais.”

HISTÓRIA

O projeto teve início há 11 anos na Oficina Cultural Amácio Mazzaropi, em São Paulo, atendendo 180 crianças. No Guri, são oferecidas aulas dos mais variados instrumentos, sempre com foco para a formação de orquestras e corais.

Para ingressar no projeto, não é necessário que o interessado tenha conhecimento musical. A única exigência é que o participante esteja matriculado e freqüentando o ensino regular. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas na Secretaria de Estado da Cultura pelo telefone 3361-7399, no site www.projetoguri.com.br, ou no CCAM, que fica na Rua Bartolomeu Bueno da Silva, 78, no Centro Histórico, telefone 4154-1478.