Santa Tereza será administrado por HC e Medicina-USP

Jornal da Tarde - Sexta-feira, 27 de fevereiro de 2004

sex, 27/02/2004 - 9h54 | Do Portal do Governo

O hospital psiquiátrico de Ribeirão Preto vai virar hospital geral até 2005 e vai ser administrado em parceria com algumas das principais autoridades médicas da Capital. Até lá, terá capacidade para atender dez cidades da região

BRÁS HENRIQUE

O Hospital Santa Tereza, fundado em 1944 em Ribeirão Preto para atender pacientes com doenças mentais, será transformado em hospital geral até 2005. A futura instituição, que receberá pacientes de dez cidades pequenas da região, será administrada por seus próprios diretores em parceria com o Hospital das Clínicas (HC) e a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

O governo estadual já destinou R$ 2,3 milhões para as obras de reforma, adaptação e ampliação. Serão necessários, ainda, outros R$ 2,6 milhões para a compra de equipamentos.

‘As doenças mais simples do dia-a-dia, serão tratadas aqui, pois temos um espaço ideal para atender esses casos’, diz a diretora do Santa Tereza, Amábile Rodrigues Xavier Manço. ‘Será um trabalho importante para o HC, para a faculdade e até para a comunidade que reside lá e a da cidade.’ A instituição já chegou a atender 1.500 pacientes e, atualmente, trata de cerca de 280, sendo que 200 são moradores – alguns, antigos, confundem-se com a própria história do hospital, que já completou 60 anos de existência.

Muitos pacientes estão, há anos, participando do processo de ressocialização, saindo da instituição, conhecendo outros lugares e até voltando a residir com parentes. Mas os antigos, ambientados no local, deverão permanecer. Após as obras, o hospital terá farmácia, laboratório e condições para as cirurgias mais simples.

Profissionais de outras áreas serão incorporados à instituição, como fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais, entre outros. A área do terreno é de mais de 30 alqueires e a área construída é de cerca de 20 mil metros quadrados.

A readaptação, com a construção de novas alas, deverá ocupar cerca de 3 mil metros quadrados. A licitação para as obras ainda não foi aberta.