Santa Casa e USP abrem unidades de simulação

Folha de S. Paulo

qui, 25/06/2009 - 8h03 | Do Portal do Governo

A Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e a Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) inauguram novos centros de simulação médica, com equipamentos voltados para treinar de aplicações simples de injeções a novas cirurgias minimamente invasivas.

No da Santa Casa, que será inaugurado hoje, haverá programas de realidade virtual que usam uma tecnologia chamada háptica, que permite que o médico tenha sensações táteis -sentindo a pulsação do paciente virtual, o corte que faz numa cirurgia ou a resistência dos vasos quando introduz um cateter, por exemplo.

“É muito mais vantajoso do que o ensino atual, em pacientes reais. Apesar de serem orientados, muitas vezes os alunos são inexperientes”, diz o diretor do curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, Luiz Arnaldo Szutan.

O Laboratório de Habilidades e Simulação da USP recebeu um investimento de mais de R$ 1 milhão e está sendo reformado para que, em julho, reabra com novas salas e equipamentos.

O laboratório contará com três cenários: uma UTI, um centro cirúrgico e uma enfermaria. Os novos manequins reagem a medicamentos e aos procedimentos realizados. “Os alunos aprenderão a lidar com situações de emergência e a trabalhar em equipe”, diz o diretor, Augusto Scalabrini Neto.

A unidade da Santa Casa será aberta a outros centros médicos e universitários -desde que paguem uma taxa. A ideia é também usar o centro em provas para a certificação de médicos.

Em agosto, a USP realizará, em seu laboratório, um curso de capacitação pago, aberto a profissionais de saúde da América Latina.