Saldo mais do que positivo

Do Diário de S. PauloBastou um ano de trabalho para se observar como foi acertada a decisão do governador Geraldo Alckmin de recriar a Secretaria de Energia. Em 2011, semeamos […]

seg, 12/12/2011 - 15h56 | Do Portal do Governo

Do Diário de S. Paulo

Bastou um ano de trabalho para se observar como foi acertada a decisão do governador Geraldo Alckmin de recriar a Secretaria de Energia. Em 2011, semeamos iniciativas que farão de São Paulo um dos polos energéticos mais dinâmicos do mundo.

Independentemente de royalties, São Paulo investe R$ 5,3 bilhões em infraestrutura, educação, moradia, formação profissional e preservação na Baixada Santista e no Litoral Norte. Somados aos investimentos do pré-sal, serão R$ 50 bilhões até 2015, gerando 200 mil empregos diretos no auge da produção.

Para enraizar o desenvolvimento, é preciso investir na qualificação e no saber. Vamos erguer dois centros de referência para capacitação profissional voltada ao pré-sal. Um deles também terá foco em pesquisas sobre os impactos ambientais da atividade. No setor elétrico, a agenda positiva se uniu à determinação. Reestruturamos a agência estadual e aplicamos as maiores multas às empresas. As responsáveis pela transmissão e distribuição de energia na capital anunciaram investimentos extras sob a pressão estimulante do governo estadual a favor do consumidor.

Também mapeamos todo o sistema elétrico paulista. Agora é possível saber a condição de cada subestação, linha de transmissão e outros equipamentos, para decidir as prioridades. Obras importantes para o verão e para a Copa do Mundo foram antecipadas. E tivemos vitórias regulatórias importantes na Aneel.

Quanto  às renováveis, São Paulo tem o maior programa mundial de bioeletricidade. Cada tonelada de bagaço gera 300 k Wh de energia limpa. Temos uma Itaipu em potencial pelas usinas paulistas. Vamos aproveitá-lo até 2020.

Talvez a energia não seja um bem visível ao cidadão no seu dia a dia. Mas é ela que move o trabalho, a prosperidade e parte importante da qualidade de vida da população. 2011 marca o início de um futuro mais sustentável.     

José Aníbal é deputado federal e secretário estadual de Energia de São Paulo