Saldo do Agronegócio

ValeParaibano - São José dos Campos - Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2004

sex, 06/02/2004 - 9h37 | Do Portal do Governo

* Duarte Nogueira

Não foi do dia para a noite e nem por obra do acaso que São Paulo transformou-se na maior plataforma agrícola do país. O Estado responde por 15,2% de tudo o que o Brasil produz no campo. Da porteira para fora, sua participação também é marcante: foi responsável por 23,6% das exportações brasileiras do agronegócio.

O saldo da balança do agronegócio paulista atingiu US$ 4,5 bilhões em 2003, 28% maior do que em 2002. Além disso, o superávit do setor teve papel importante na recuperação da balança comercial paulista nos últimos dois anos, que seguiu deficitária de 94 a 2001 – o melhor resultado dos últimos dez anos.

O desempenho do campo é fruto da combinação de vários fatores: do desenvolvimento tecnológico e da incorporação de novas formas de produção, da capacidade gerencial do produtor paulista, da contribuição da pesquisa, de uma boa estrutura de escoamento da produção. É uma soma de ações e de esforços que têm como resultado saldos e desempenhos que acabam refletindo nas contas brasileiras.

No auge do agronegócio, os desafios são ainda maiores. Crescer 100% sobre uma produção pequena é muito mais fácil do que aumentar 0,1% de uma grande produção. Os bons resultados obtidos nas exportações dos agronegócios paulistas devem se repetir, mas os desafios estão pela frente: aumentar a produtividade, certificar a produção e encontrar caminhos mais curtos para atender ao exigente e crescente mercado interno e ao consumidor estrangeiro.

É uma tarefa coletiva, que envolve governo, setor produtivo, associações, sindicatos. O agronegócio paulista só é recheado de superlativos porque todos os elos das cadeias produtivas são fiéis parceiros.

*Duarte Nogueira é secretário estadual de Agricultura e Abastecimento.