Salas de aula viram centros comunitários

O Estado de São Paulo - Seu Bairro - 13/6/2003

sex, 13/06/2003 - 10h10 | Do Portal do Governo

Luciano Cavenagui


O Estado de São Paulo – Seu Bairro – 13 de junho de 2003

Amigos da Escola e Parceiros do Futuro levam voluntariado aos colégios do Estado

Atividades voluntárias nas escolas transformam-se cada vez mais em um método eficaz de complementação da formação dos estudantes. Os alunos passam a valorizar mais a escola quando realizam ações que independem de notas e avaliações, envolvendo, além dos próprios estudantes, professores, pais, funcionários e pessoas da comunidade.

Iniciativas de duas organizações vêm se destacando nos últimos anos nesse ramo de atividade extracurricular: o Projeto Amigos da Escola, coordenado pela TV Globo, e o Parceiros do Futuro, elaborado pela Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo. ‘Procuramos evitar uma ação simplesmente assistencialista. Buscamos uma integração cada vez maior entre as atividades e a sua aplicação nas disciplinas regulares’, afirma a coordenadora nacional do Amigos da Escola, Vera Rodrigues.

O projeto foi criado no ano 2000 e relaciona entre os principais objetivos contribuir com a educação pública de ensino fundamental, por meio da mobilização da sociedade para o exercício da responsabilidade social. Também fortalece a formação e a organização de ações voluntárias para colaborar com a educação pública, interagindo com diretores, professores e funcionários das instituições.

Como forma de subsidiar a adoção de ações conjuntas, bem como orientar voluntários e parceiros para o desenvolvimento de atividades locais, o Amigos da Escola elaborou uma série de materiais temáticos de apoio, utilizados a partir do contexto de cada instituição.

Os focos de atuação seguem os temas Gestão Escolar, Reforço Escolar, Estímulo à Leitura, Esportes e Artes, Instalações e Equipamentos e Saúde. Atualmente, estão cadastradas 27.300 escolas no programa, que recebem material de apoio e obtêm informações de como organizar parceiros e voluntários. ‘Contamos com todo tipo de pessoa que colabora com nosso projeto. Advogados, dentistas, garis, engenheiros, todos auxiliam de alguma forma em sua localidade para que as ações locais criem frutos’, comenta Vera. Há uma coordenação nacional e núcleos regionais em todas as regiões do País, coordenados por representantes da TV Globo e de emissoras afiliadas, em parceria com secretarias de educação, ONGs e universidades, além de outras instituições públicas e privadas.

Núcleos – O programa Parceiros do Futuro teve início em agosto de 1999. Além da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, tem a participação da Fundação Faculdade de Medicina e da Fundação para o Desenvolvimento da Educação. As atividades contam com a parceria de voluntários, entidades estudantis, prefeituras, ONGs, grupos artísticos e lideranças comunitárias, entre outros colaboradores. Tem como objetivo criar, nos espaços escolares, núcleos de convivência para reunir crianças, jovens e suas famílias. Ainda destaca como meta estimular as comunidades a trabalhar na defesa de interesses e necessidades.