Sala de aula ou salão de beleza? Os dois

Jornal da Tarde - Segunda-feira, 31 de outubro de 2005

seg, 31/10/2005 - 11h14 | Do Portal do Governo

Nos dias de semana elas abrigam alunos. Sábado e domingo, clientes. Cinqüenta e seis escolas estaduais terão suas classes transformadas em salões de beleza a partir do fim do mês que vem

GILBERTO AMENDOLA

A partir do dia 30 de novembro, 56 escolas estaduais irão transformar suas salas de aula em salões de beleza. Aos finais de semana, serviços como massagem, limpeza de pele, hidratação, corte e alongamento de cabelos serão oferecidos para comunidade. Não é à toa que o nome do projeto é mesmo ‘Spa Urbano’.

Nenhum tratamento será cobrado. Xampus, cremes, hidratantes e todo o tipo de material virão de doações da iniciativa privada. A previsão é de que o horário de atendimento seja das 9h às 17h. Em breve, as inscrições serão abertas para qualquer interessado (não precisa, necessariamente, ser aluno ou morador da região em que o colégio estiver localizado).

Desde setembro, profissionais da área da beleza e saúde estão treinando cerca de 200 universitários oriundos de comunidades carentes para esse trabalho. Em contrapartida, esses adolescentes já receberam bolsas de estudo em suas respectivas faculdades.

A estrutura das instituições de ensino que já participam do programa Escola da Família (aquelas que abrem suas portas aos sábados e domingos para atividades físicas e culturais) será totalmente aproveitada. Um bom exemplo é a utilização das carteiras escolares como mesas de massagem.

Para a coordenadora executiva do programa Escola da Família, Cristina Cordeiro, o spa irá ajudar na estima dos estudantes. ‘Vai ter um reflexo na vida desses jovens. Além do mais, muda a relação deles com a escola, diminui as pichações e depredações do patrimônio’, afirmou.

Ontem um grupo de 16 universitários aprimorou suas técnicas de massagem na escola Presidente Kennedy, no Campo Limpo. ‘Estou empolgada. Nós vamos proporcionar coisas incríveis para meninas e meninos que não teriam dinheiro para pagar uma clínica de estética’, disse a estudante de Direito, Helenice Andrade, 28 anos.

Quem participar do spa irá receber informações sobre como tirar o máximo proveito dos alimentos e ter uma dieta saudável. ‘Vamos mostrar que é possível se cuidar com pouco dinheiro’, avisou a universitária Flávia Guerra, 30 anos.

Além de cuidar da aparência, a comunidade também vai poder alimentar a alma. As escolas abrirão seus pátios para o Lien Chí (uma mistura de exercícios físicos com meditação). ‘Vai ajudar os jovens a canalizarem toda a energia acumulada. Pode até melhorar o desempenho escolar deles’, afirmou o estudante de educação física, Wagner Barbezan Brasil, 28 anos.

Também haverá espaço para debates entre a comunidade local, universitários e, eventualmente, as famílias dos alunos. ‘A gente quer discutir valores de comportamento, indicar leituras e sugerir soluções. Mas nossa principal função será ouvir’, adiantou a estudante Ivana Maria da Silva, 27.

A intenção da Secretaria de Educação é que, no início do ano que vem, o Spa Urbano se espalhe por mais de 5.300 escolas do Estado.