Saiba como se comportar dias antes da Fuvest

SPTV - 1ª edição - Quarta-feira, 21 de novembro de 2007

qua, 21/11/2007 - 18h15 | Do Portal do Governo

SPTV – 1ª edição

No fim de semana acontece a prova mais esperada pelos candidatos: a da Fuvest.

Hoje, você vai ver que também é fundamental dormir, descansar, relaxar e comer bem para ter sucesso na hora da prova.

“O ano passado eu tive uma crise de nervosismo no vestibular, eu perdi totalmente a concentração, eu tive febre, foi um caos”, diz Gabriela Cânfora, de 19 anos.

O nervosismo é mesmo um dos maiores inimigos do vestibulando, Gabriela, mas ouça bem o que diz um colega, que vai prestar vestibular para a Fuvest pela quarta vez. “O mais importante é manter a calma naquela hora que está todo mundo nervoso. Você manter a calma porque tudo o que você sabe vai estar ali naquele momento”, acredita Mário Cassiano, 21 anos.

Não é só o estudo que garante a calma na hora H. “Praticar esportes na última semana é de vital importância. Porque se você ficar tenso, você vai jogar esta energia através do esporte que é muito mais sadio do que você usar essa energia pra deprimir-se, para chorar, para achar que você é a última pessoa no mundo, mais burro que todos”, afirma Neide Noffs, psicopedagoga.

E vocês sabem melhor do que ninguém o que mais devem fazer nessa reta final. “Acho que dormir é assim, fundamental pra pessoa estudar e estar preparada para durante a semana mesmo”, acredita Gabriela.

“Nada de ir pra balada e voltar bem tarde. Acho que isso, pelo menos agora, não é a fase, não é a hora, tudo tem a sua hora”, garante Carolina Maruyama, 19 anos.

Uma coisa muito importante e que muitas vezes é deixada de lado pelos adolescentes: a alimentação.

“A saladinha, a fruta, são alimentos normalmente que somem dos pratos dos adolescentes. E isso é uma coisa um tanto quanto complicada, porque você diminui a oferta de vitaminas e minerais que, entre muitas outras funções, têm o papel de funcionamento cerebral muito importante”, diz Cibele Crispim, nutricionista.

Então vamos ao que interessa. O que não pode faltar no cardápio do vestibulando?

Carboidratos, que podem ser encontrados nos cereais como o arroz, a batata, os pães e as massas. São eles que garantem a energia de que o aluno tanto precisa.

A proteína, presente nas carnes. Dê preferência às carnes magras ou às brancas, como o frango ou o peixe.

Vitaminas e sais minerais, presentes nas saladas e frutas.

É importante tomar pelo menos 1 litro e meio de água por dia e comer entre as refeições, uma fruta, uma barrinha de cereal, um iogurte. Evitar todo tipo de excesso, principalmente de gorduras e açúcar.

Chocolate pode, mas nada de exagerar. O mais importante agora é. “Ouvir um pouco o corpo, seguir o instinto e tentar ter uma alimentação o mais saudável possível para se sentir bem disposto, bem atento”, indica a nutricionista.