Saiba calcular o bônus para a Fuvest

Agora São Paulo - Quarta-feira, 29 de outubro de 2008

qua, 29/10/2008 - 12h18 | Do Portal do Governo

Agora São Paulo

A primeira edição do Pasusp (Programa de Avaliação Seriada da USP), que recebeu 48.862 inscritos, aplicará as provas no dia 9 de novembro, e o Agora ensina como calcular o bônus do programa na nota final da Fuvest.

O Pasusp é destinado a estudantes do 3º ano do ensino médio da rede estadual de São Paulo que tenham feito da 1ª à 3ª série do ciclo em qualquer escola da rede pública do país. Os inscritos poderão ter um bônus de até 3% sobre a nota final do vestibular da USP.

O benefício vai depender do desempenho do estudante na prova do Pasusp. O exame terá 50 testes sobre as disciplinas do ensino médio, e os acréscimos serão válidos apenas para quem acertar, no mínimo, 13 questões (veja na edição impressa do Agora como descobrir o bônus a partir da nota no exame e, depois, como aproveitá-lo na Fuvest).

Os estudantes terão quatro horas para resolver a prova.

Prepare-se De acordo com a professora Maria Silvia Sanchez Bortolozzo, da Cenp (Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas), da Secretaria de Estado da Educação, a dica é que o estudante vá tranqüilo e leia a prova com atenção. “O conteúdo do exame, que é totalmente diferente do vestibular, é baseada em tudo o que o aluno viu no ensino médio.”

A professora diz ainda que “é importante que os candidatos tirem dúvidas com os professores, estejam seguros e façam uma leitura atenta da prova antes de resolvê-la”. Segundo Maria Silvia, prova não será dividida por matérias. “O aluno terá de descobrir sozinho o conteúdo da pergunta. Haverá questões interdisciplinares, e raciocínio lógico também será cobrado.”

Outros benefícios

Com o Pasusp, o bônus do aluno da rede estadual na Fuvest poderá chegar a 12%. Isso porque existem outros dois benefícios: bônus universal de 3% para alunos que cursaram todo o ensino médio na rede pública do país e bônus de até 6% do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).