Sabesp vai acabar com falta d’água

A Tribuna - Santos - 30/6/2003

seg, 30/06/2003 - 9h16 | Do Portal do Governo

Da Reportagem


A Tribuna – Santos – 30 de junho de 2003

O presidente da Sabesp, Dalmo Nogueira, disse ontem que pretende viabilizar a interligação das redes de água dos municípios de Santos, Guarujá e Bertioga, até o início do próximo ano. Segundo Nogueira a medida deverá acabar com o problema de falta de água em Guarujá, enquanto a empresa concluí o projeto executivo do Sistema Itatinga e inicia o processo de licitação para início das obras, previstas para 2004.

Nogueira esteve ontem, junto do secretário de Ciências, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos de Souza Meirelles (representante do governador Geraldo Alckmin), participando da inauguração da segunda fase da duplicação da Avenida Lídio Martins Corrêa, um dos principais acessos da Cidade, ligando a Enseada à Rodovia Cônego Domênico Rangoni (antiga Piaçaguera/Guarujá).

‘‘Santos tem um sistema de captação suficiente para abastecer tanto o Litoral Sul como o Guarujá. Toda a política da Sabesp está voltada à interligação de seus sistemas. Isso já vem sendo feito na Grande São Paulo. Guarujá é um dos últimos municípios com problemas relacionados à falta de água. Não dá para ficarmos eternamente dependendo de chuvas. Temos que ter água de qualquer forma. Vamos interligar as redes, inclusive a de Bertioga, que deverá favorecer toda a região. Depois vamos viabilizar o Sistema Itatinga, acabando definitivamente com a falta de água’’, disse o presidente da Sabesp.

Secretário

O secretário João Carlos Meirelles disse, momentos antes de inaugurar as obras de duplicação da avenida, que estudará a possibilidade de viabilizar rapidamente a instalação de uma unidade da Faculdade de Tecnologia (Fatec), na Escola 1º de Maio II, localizada no Jardim Boa Esperança, em Vicente de Carvalho.

‘‘Vamos analisar o prédio da escola, levantar os recursos e estudar a possibilidade de, pelo menos, iniciarmos com um curso avançado da Fatec’’, disse o secretário, alertando que Guarujá deverá receber mais R$ 1,2 milhão, do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade)

Meirelles salientou ainda os investimentos do Governo do Estado, principalmente vinculados à Secretaria de Transportes, como os da área do Porto de Santos e de Conceiçãozinha (Guarujá) e o Aeroporto Metropolitano, na Base Aérea de Santos.

O prefeito Maurici Mariano, após a inauguração, disse que a verba do Dade será utilizada na duplicação da via Santos Dumont (principal ligação entre Guarujá e Vicente de Carvalho) e continuação da cobertura e urbanização do canal da Avenida Dom Pedro I.