Sabesp tem programa interno de combate ao tabaco

O Serrano/Serra Negra

qui, 06/08/2009 - 10h33 | Do Portal do Governo

Projeto desenvolvido pela empresa possibilitou que 175 funcionários largassem o vício 

A lei antifumo, sancionada em maio pelo governador José Serra, entra em vigor nesta sexta-feira, 7. Alguns órgãos e empresas ligadas ao Governo proibiram o tabagismo há mais tempo e já conseguiram resultados expressivos. É o caso da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Os projetos desenvolvidos pela área de Recursos Humanos possibilitaram que 175 funcionários largassem o vício. No total, 558 colaboradores já foram encaminhados para tratamento.

Esses números são resultado do Programa de Atendimento e Recuperação do Empregado, o Pare, que desde agosto de 2007 auxilia as pessoas que desejam abandonar o fumo. O projeto existe há 15 anos e surgiu inicialmente para atender alcoólatras e dependentes em drogas ilícitas. A ajuda aos fumantes, no entanto, era uma antiga reivindicação dos próprios funcionários.

Há duas formas de tratamento. Uma é a realização de sessões de terapia cognitiva comportamental individual em clínica especializada. A outra é a formação de grupos de funcionários. Neste caso, os profissionais da clínica realizam as sessões na própria Sabesp. A segunda opção costuma ser a mais procurada, já que possibilita a troca de experiência entre os participantes.

Selo Ouro 

Em dezembro de 2008, a Sabesp conquistou o selo ouro de Empresa Livre do Tabaco – emitido pelo Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), ligado à Secretaria de Saúde.

Para consegui-lo, a companhia iniciou também em agosto de 2007 uma campanha interna contra o tabaco. Os primeiros passos foram a desativação dos fumódromos e a restrição do fumo nos ambientes internos. A empresa realizou um trabalho de conscientização, com a realização de palestras e a distribuição de panfletos que abordavam os malefícios do vício e incentivavam a mudança de hábito.