Sabesp suspende o racionamento de água

O Estado de S.Paulo - 14/10/03

ter, 14/10/2003 - 10h45 | Do Portal do Governo

Chuvas dos últimos dias não elevaram nível das represas, mas estabilizaram situação

MAURO MUG e CARLA MIRANDA

A Sabesp decidiu ontem à noite suspender o rodízio de água na região abastecida pelo Sistema Alto Cotia. O racionamento estava previsto para começar amanhã às 6 horas. Segundo a Assessoria de Imprensa da Sabesp, a mudança de planos ocorreu após as chuvas do fim de semana, que serviram para reverter a tendência de queda no nível dos reservatórios.

Há uma semana, quando o rodízio foi anunciado para 440 mil moradores, o Alto Cotia estava com 8,5% de sua capacidade. Ontem, o nível era de 8,2%. O sistema recebeu 50,9 milímetros de água das chuvas. De acordo com a Sabesp, foi essa estabilidade que ajudou a suspender o racionamento. A empresa, informa, no entanto, que a possibilidade de rodízio não está totalmente afastada e pede que a população continue economizando água.

Equipados com mapas, previsões meteorológicas, informações da quantidade de água armazenada nos reservatórios e realizando uma série de cálculos, grupos de técnicos da Sabesp estiveram reunidos ontem à tarde, avaliando a situação do abastecimento. Às 17 horas, os técnicos repassaram as informações para a diretoria da companhia e para o secretário Mauro Arce, de Recursos Hídricos. Só aí foi definida a suspensão do rodízio.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a cidade de São Paulo já recebeu 113,4 milímetros de chuva, apenas um pouco abaixo da média histórica de outubro. O Cantareira acumulou no fim de semana 110,9 mm – 20,5 mm menos que a média histórica do reservatório. Seu nível de armazenamento subiu um pouco: passou de 9,2%, registrado há uma semana, para 9,4%.

Muitas pessoas já tinham se preparado para enfrentar as 36 horas com água e 36 sem. O desempregado Francisco Edigle Aires, de 34 anos, comprou um balde e iria enchê-lo hoje com 50 litros de água. Ele tem uma caixa com capacidade de mil litros, insuficientes para atender duas casas, com sete pessoas, no bairro Mirante da Mata, em Cotia. “Nós temos crianças que sujam muita roupa e precisam ser lavadas todos os dias.”

Tempo – Nesta semana não deve chover mais. No máximo, haverá chuviscos. As próximas chuvas devem cair a partir do dia 21. Serão fracas, segundo o meteorologista Alexandre Nascimento, da empresa Climatempo.

A entrada de uma massa de ar seco no Sudeste vai voltar a provocar estiagem. O sol já está predominando na maior parte do Estado e não há previsão de chuva até o dia 20. Na capital e no Vale do Paraíba, os ventos úmidos formam névoa no começo e no fim do dia. Na sexta-feira, o ar seco chega também às praias e o sol aparece em todo o Estado.

Ontem, as temperaturas ficaram entre 12,3 e 21,3 graus. Não fazia tanto frio na capital em outubro desde 1999, quando a mínima foi de 10,6 graus. (Colaborou Cacau Fogaça)