Sabesp lança obras na Baixada Santista

Jornal Vicentino/São Vicente

ter, 04/08/2009 - 8h52 | Do Portal do Governo

Na última semana, a Sabesp lançou uma série de obras na Baixada Santista. Em São Vicente, foram anunciados o início da construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) Itu, na Área Continental, e também a complementação do sistema de esgotamento sanitário em diversos bairros da Cidade. Segundo o presidente Gesner Oliveira, a área insular da Cidade estará 100% saneada até 2011.

A notícia foi confirmada pelo superintendente Regional da Sabesp, o engenheiro Joaquim Hornink Filho. Em entrevista ao Jornal Vicentino, ele explicou as atuais obras que estão sendo realizadas pela empresa na Cidade. Segundo Hornink, o investimento de R$ 35 milhões garantirá a implantação de redes coletoras da esgoto nos bairros Cidade Náutica, Jóquei Clube, Nossa Senhora de Fátima, Parque São Vicente, Centro, Catiapoã, Vila Margarida, Mateo Bei e Esplanada dos Barreiros.

No total, as obras vão beneficiar 33 mil pessoas e irão gerão 1.500 empregos, com prazo para ficar pronta em 2 anos e meio. O superintendente explica que serão 42 km de rede de esgoto, 6.500 ligações e 3 elevatórias. “Essas obras complementam o trabalho do Programa Onda Limpa do Governo do Estado. No programa nao tinha esse assentamento da rede de esgoto, mas é a partir desse trabalho que todo esgoto de São Vicente será recebido na Estação de Pré-Condicionamento, em Santos”.

Já na Área Continental, Joaquim Hornick ressaltou que é um trabalho mais demorado, que deve terminar em 2012. “É uma região que depende de uma série de outros investimentos, mas já iniciamos os estudos para completar todo trabalho de coleta e tratamento de esgoto”, concluiu.