Sabesp investe R$ 16 milhões em coletor de Barueri

Diário da Região - Terça-feira, dia 21 de novembro de 2006

ter, 21/11/2006 - 15h54 | Do Portal do Governo

Obra tem 4 quilômetros ao longo do Rio Barueri-Mirim e córrego que passa ao lado da linha da CPTM

  Vanessa Dainesi

(vanessa@webdiario.com.br)

A Sabesp investe R$16 milhões para a implantação de um interceptor de coletor-tronco em Barueri. A obra teve início em julho deste ano e atualmente encontra-se na fase de escavações de mini-túneis na região central da cidade. O coletor tem 4 quilômetros de extensão e integra a segunda etapa do Projeto Tietê, que deve ser concluído em julho de 2007.

O coletor vai evitar o lançamento de poluentes no Barueri-Mirim e também no córrego que fica ao longo da linha da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

O processo se dará por meio da coleta do esgoto gerado nos bairros, impedindo que os dejetos sejam despejados no rio e córrego que deságuam no rio Tietê. Com o coletor, o esgoto será encaminhado para a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) de Barueri.

De acordo com informações da empresa responsável pela obra, já foram escavados quatro poços de visita de acesso aos túneis, além de um outro aberto em consequência da interferência de rochas no percurso. Os poços são abertos ao longo da Avenida Henriqueta Mendes Guerra, margeando o Rio Barueri-Mirim. Um deles fica em frente à Igreja São João Batista.

As obras serão executadas até o Jardim Silveira (divisa com Jandira), interligando com a Estação de Tratamento de Esgoto de Barueri, no bairro Aldeia de Barueri (próximo à estação Santa Terezinha da CPTM).

O coletor-tronco é executado pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) com apoio da Prefeitura de Barueri.

Segundo a Sabesp, com o término da segunda fase do Projeto Tietê (julho/2007), o empreendimento permitirá que a coleta de esgoto na região Metropolitana salte de 80% para 84% e o de tratamento passe, de 62% para 70%. Além disso, cerca de 350 milhões de litros de esgoto deixarão de ser despejados diariamente na bacia do Alto Tietê, o que irá diminuir em 40% o trecho poluído do rio.

Ainda de acordo com a empresa, o coletor-tronco de Barueri deve ser concluído no segundo semestre de 2007.