Sabesp inicia licitação para estação de tratamento

A Tribuna - Quarta-feira, dia 12 de julho de 2006

qua, 12/07/2006 - 10h15 | Do Portal do Governo

Da Sucursal

A Sabesp iniciou o processo licitatório para a construção da Estação de Tratamento de Água Itu (ETA-Itu), na Área Continental de São Vicente. Conforme a empresa, agora está na fase de publicação da licitação. Não há prazo definido para o começo das obras.

A estação de tratamento utilizará água captada do Rio Itu e terá capacidade de vazão de 200 litros por segundo. A obra deverá ser instalada no acesso do Km 66,2 da Rodovia Padre Manuel da Nóbrega.

Antiga reivindicação dos moradores do Humaitá, a estação de tratamento deverá acabar com um problema enfrentado principalmente nos dias de chuva: a sujeira na água.

Acordo

Por conta da qualidade do líquido que chegava às torneiras das casas, em 2003, um morador do Humaitá procurou o Ministério Público. A representação entregue à Promotoria dos Direitos do Consumidor resultou em um acordo entre as duas partes: sempre que a chuva provocasse maior turbidez da água, a Sabesp interromperia o fornecimento. A medida, paliativa, vem sendo adotada desde agosto de 2005.