Sabesp inicia campanha contra o desperdício

O Estado de S. Paulo - Quarta-feira, 11 de fevereiro de 2004

qua, 11/02/2004 - 8h42 | Do Portal do Governo

Por meio de reuniões em empresas, idéia é conscientizar pelo menos 5 milhões

MAURO MUG

Na esperança de evitar o racionamento no abastecimento de água no Sistema Cantareira, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) inicia nesta semana uma megacampanha para reduzir o consumo com seus 500 maiores clientes – comércio e indústria. As empresas foram divididas em grupos e a primeira reunião será realizada amanhã.

‘Vamos informar que a situação dos reservatórios é critica e há necessidade de economizar água’, disse o gerente de Comunicação da Sabesp, Sérgio Lapastina. ‘Nessas empresas há um contingente de cerca de 1 milhão de trabalhadores que vão divulgar as orientações de como se deve fazer uso racional da água para parentes e amigos. Esperamos com isso conscientizar 5 milhões de pessoas.’

A Sabesp também pretende realizar blitze de esclarecimentos nas principais praças e avenidas da cidade, onde existem grandes concentrações populares.

Funcionários, a bordo de Kombis e vans percorrerão essas regiões, distribuindo panfletos informativos e explicando a necessidade de evitar o desperdício.

‘Com esses esclarecimentos, esperamos que o consumo médio por pessoa passe dos 180 litros diários (com máximas de até 220 litros) para 120 litros por dia, conforme determina a Organização Mundial da Saúde’, afirmou Lapastina.

O gerente reconheceu que se não chover adequadamente o racionamento será inevitável.

Dicas – Para evitar o desperdício, o Procon dá algumas dicas. Um banho de ducha de 15 minutos consome 240 litros de água.

Fechar a torneira enquanto se ensaboa, diminuindo o tempo de banho para cinco minutos, pode reduzir o gasto para cerca de 80 litros.

Com mangueira semi-aberta, gastam-se 560 litros para lavar o carro. Se o serviço for feito com um balde, o consumo cai para 40 litros. As máquinas de lavar louça e roupa gastam muita água, por isso o ideal é que ambas só sejam usadas quando estiverem com sua capacidade total. As pessoas devem esquecer a mangueira na hora de lavar a calçada. Água, só depois de varrer bem as folhas e a sujeira.

Escovar os dentes durante cinco minutos com a torneira aberta gasta 80 litros. Molhar a escova, fechar a torneira e enxaguar a boca com um copo de água consome menos de 1 litro.

O consumidor deve estar sempre atento a pequenos vazamentos. As torneiras devem ser fechadas por completo depois do uso.