Sabesp executa obras de Parceria Público – Privada e recupera Estação de Tratamento

Diário de Suzano

seg, 13/07/2009 - 9h31 | Do Portal do Governo

Estão em plena execução as obras de sete frentes de trabalho para ampliar o Sistema Produtor Alto Tietê, responsável pelo abastecimento de 2,7 milhões de pessoas da zona leste de São Paulo. As obras em andamento, que tiveram início em fevereiro, são fruto da primeira Parceria Público-Privada (PPP) firmada pela companhia com a empresa formada pela Galvão Engenharia S.A. e Companhia Águas do Brasil (CAB Ambiental).

O investimento da PPP nessa ampliação em andamento é de R$ 300 milhões, sendo que o negócio todo, ao longo dos 15 anos de contrato, representa R$ 1 bilhão. A iniciativa vai proporcionar o aumento da capacidade de abastecimento da Estação de Tratamento de Água (ETA) Taiaçupeba, do Sistema Alto Tietê, localizada em Suzano. A estação vai dar um salto na produção de água dos atuais 10 mil litros por segundo para 15 mil litros por segundo.

Hoje, estão em andamento quatro frentes de trabalho dentro da ETA e três outras em bairros de Suzano e de São Paulo. Na estação estão sendo construídos um segundo reservatório de água tratada com capacidade para 20 milhões de litros (término em maio de 2010), dois floculadores e dois decantadores (término em outubro de 2010). No local, também ocorrem obras de ampliação das unidades de filtração da estação (término em outubro de 2010).

Onde estão as obras externas:

– Rua Biotônico, Jardim Colorado (Suzano): obra para construção da Adutora ETA Taiaçupeba – Suzano – Brás Cubas, com 2.500 m de extensão, para reforçar abastecimento de água na região oeste de Mogi das Cruzes. Previsão de término: setembro de 2009.

– Rua Sen. Georgino Avelino com Rua Baixada Santista, Itaquera (São Paulo): obra para construção da Adutora Centro de Reservação Itaquera, com 5.650 m de extensão, para reforçar o abastecimento na região de Itaquera e garantir que a água chegue aos bairros de Parque Savoy e Parque do Carmo. Previsão de término: dezembro de 2010.

– Rua Benedito Leal, Arthur Alvim (São Paulo): obra para construção da Adutora Reservatório Intermediário – Centro de Reservação Arthur Alvim, com 1.950 m de extensão, para reforçar o abastecimento na região de Artur Alvim. Previsão de término: janeiro de 2010.

A ampliação do Alto Tietê beneficiará ainda outras regiões da cidade, abastecidas pelo Cantareira – o maior da Sabesp -, uma vez que os sistemas são integrados.