Sabesp ensina a reduzir o consumo e evitar desperdício de água

A Tribuna/Santos

qui, 14/05/2009 - 9h08 | Do Portal do Governo

Para ensinar como preservar a água, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e a Federação Do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio) publicaram a cartilha “O uso racional da água no comércio”.

A publicação traz informações para ajudar no combate ao desperdício da água. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cada pessoa necessita de cerca de 110 litros de água por dia para atender suas necessidades de consumo e higiene. No Brasil, o consumo quase dobra: 200 litros por pessoa.

O livreto ainda destaca que combater o desperdício e dar o destino correto à água deixaram de ser questões econômicas:  são também um diferencial competitivo para as empresas modernas. Para atender empresas que buscam utilizar melhor a água em seus processos, reduzir custos e preservar o meio ambiente, a Sabesp lançou o Programa Sabesp Soluções Ambientais e o Programa de Uso Racional da Água (Pura), que incentivam o consumo consciente por meio de ações tecnológicas e mudanças culturais em empresas e na população.

Embora a cartilha seja destinada para o comércio e o setor empresarial, o consumidor comum também tem o que aprender. Ele vai, por exemplo, entender a sua conta de água e encontrar dicas para economizar água durante o banho, ao escovar os dentes, lavar a louça e regar plantas, entre outros itens.