Sabesp de Franca transforma esgoto em adubo e distribui a agricultores

Cosmo On Line - Franca - Sexta-feira, 12 de março de 2004

seg, 15/03/2004 - 10h09 | Do Portal do Governo

Buscar alternativas para o destino final dos subprodutos resultantes do tratamento dos esgotos domésticos, o biossólido, é um dos desafios de quem trabalha com saneamento básico e ambiental. Em Franca, foi desenvolvido na Estação de Tratamento de Esgotos o ‘Sabesfértil’, que já está sendo distribuído gratuitamente aos produtores rurais da região.

O novo insumo agrícola surgiu após anos de estudos envolvendo técnicos da Sabesp e pesquisadores de universidades do interior paulista. O gerente da Estação de Tratamento, Rui César Rodrigues Bueno, diz que desde o início as pesquisas foram voltadas à aplicação do biossólido na agricultura, numa tentativa de se ‘reaproveitar’ este material, que antes se destinava exclusivamente aos aterros sanitários.

‘O uso do biossólido na agricultura propicia a reciclagem de nutrientes, trazendo benefícios para quem gera e para quem utiliza, fechando o ciclo de forma sustentável e protegendo o meio ambiente’, explica. Os primeiros testes com o novo insumo foram realizados no cultivo do milho, eucalípto e café e os bons resultados permitiram testes em outras culturas, como em plantações de bananeiras.

Certificado

A produção deste adubo agrícola permitiu à Estação de Tratamento de Franca receber do Ministério da Agricultura, o certificado de ‘Estabelecimento Produtor de Insumo Agrícola’. Atualmente, já estão sendo produzidas 40 toneladas deste insumo por dia, que são distribuídos gratuitamente aos agricultores de Franca e região.

Segundo os pesquisadores, o Sabesfértil é rico em matéria orgânica e macro nutrientes (nitrogênio e fósforo), elementos que ajudam na fertilização do solo. Os agricultores apenas custeiam os gastos com o transporte e com a aplicação do produto.