Sabesp anuncia novos investimentos em Ibiúna

Diário de Sorocaba

seg, 25/05/2009 - 9h59 | Do Portal do Governo

Uma das principais metas da Sabesp é a ampliação dos índices de atendimento em coleta e tratamento de esgoto nos municípios atendidos pela estatal no Estado de São Paulo. Com foco nesse objetivo, a Sabesp iniciará mais uma obra no município de Ibiúna. Trata-se da execução do sistema de Esgoto Sanitário Paruru, que compreenderá a construção de uma Estação Elevatória de Esgoto, Linha de Recalque e Estação de Tratamento de Esgotos, além de 13,6 quilômetros de redes coletoras, 3,6 quilômetros de coletores tronco e 512 novas ligações de esgotos, que beneficiarão diretamente cerca de 2 mil moradores do bairro, com projeção para atender uma população prevista para o ano de 2027 de 5.667 habitantes.

Com a implantação desses melhoramentos, a Sabesp elevará os índices de coleta de esgotos do Município para 63%, sendo que destes 100% receberão tratamento e destinação final adequados, um importante passo para o desenvolvimento sócio-econômico de Ibiúna. Essas obras contribuirão também para a despoluição do ribeirão Paruru, um dos principais afluentes da Represa de Itupararanga – maior manancial de água que compõe a bacia hidrográfica do rio Sorocaba. E quem ganha com isso é a população e o Meio Ambiente.

O investimento encontra-se em fase de licitação, com previsão de início das obras para setembro e prazo de 30 meses para término. Ao todo, o empreendimento da Sabesp no Sistema de Esgotamento Sanitário Paruru é de R$ 12 milhões, entre material e mão de obra, o que assegura uma melhoria significativa das condições de saúde pública, meio ambiente e qualidade de vida de toda a região.