Sabesp amplia obra da Estação Lavapés

Vale Paraibano - Sábado, dia 29 de abril de 2006

sáb, 29/04/2006 - 11h19 | Do Portal do Governo

Empreendimento vai aumentar para 85% o índice de tratamento de esgoto em São José; custo é de R$ 45 milhões

Cristina Bedendo

São José dos Campos

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) intensificou as obras de ampliação do sistema de tratamento de esgoto da Estação Lavapés, na zona norte de São José dos Campos.

Com a conclusão do empreendimento, o índice de tratamento de esgoto na cidade vai passar de 45% para 85%, aumentando as ações para despoluição do rio Paraíba do Sul.

Segundo a companhia, a ampliação da Estação Lavapés vai garantir a limpeza dos córregos Putim, Vidoca, Senhorinha, Rosinha, na zona sul do município, além do rio Buquira e do córrego Olaria, na região norte.

As obras, avaliadas em R$ 45 milhões, foram iniciadas em junho do ano passado, com prazo de conclusão em 48 meses. Ao todo, cerca de 300 mil moradores passarão a ser atendidos com o tratamento de esgoto.

BAIRROS – Após a conclusão das obras, o tratamento irá atender os bairros Buquirinha 1, Buquirinha 2, Chácaras Havaí, Águas de Canidú, Mirante do Buquirinha, Freitas e Costinha, na zona norte, e Putim e Recanto dos Eucaliptos, na zona sul.

No total serão implantados cerca de 35,9 quilômetros de redes coletoras de esgoto, 38 quilômetros de coletor-tronco, com diâmetros entre 200 e 1200 milímetros, linha de recalque com 18,1 quilômetros, 7,7 quilômetros de emissários, com diâmetros de 200 a 1000 milímetros, e 16 estações elevatórias de esgotos, com vazões entre 50 e 1.280 litros por segundo.

Na primeira fase da obra, realizada na avenida major Miguel Naked, no Urbanova, na zona oeste, serão implantados coletores-tronco na região do córrego Vidoca, onde a estação elevatória terá vazão de 1.280 litros por segundo.

Na segunda etapa do empreendimento será realizada a interceptação das redes já existentes nos bairros da regiões sul e oeste do município.

REAÇÃO – Para o ambientalista André Miragaia, da Ong (Organização Não-Governamental) Vale Verde, a obra de ampliação da rede de tratamento de esgoto é importante para melhorar a infra-estrutura dos moradores, porém, deveria ter sido realizada antes.

“A obra teve início exatamente no momento de renovação do contrato de concessão da Sabesp com o município, sendo que o tratamento de esgoto é uma necessidade básica da população”, afirmou o ambientalista.

RISCO – Segundo ele, São José é o município da região que mais polui o rio Paraíba. O ambientalista afirmou que o lançamento de esgoto nos córregos gera desconforto aos moradores, que também ficam expostos a riscos de doenças.