Sabesp abre concurso para o DAE de São Bernardo

Diário do Grande ABC - Santo André - Terça-feira, 6 de janeiro de 2004

ter, 06/01/2004 - 9h23 | Do Portal do Governo

Eduardo Merli, do Diário do Grande ABC

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) vai abrir um concurso público nos próximos 60 dias para a contratação de 180 funcionários para o Departamento de Água e Esgoto (DAE) de São Bernardo. A informação é do superintendente da Companhia, o engenheiro Lineu Andrade de Almeida, um dos responsáveis pela condução do processo de transferência operacional do sistema da Prefeitura para a estatal. “Será uma contratação ampla que atenderá 231 vagas na região (metropolitana), sendo que dessas provavelmente 180 serão só para São Bernardo”, disse.

O objetivo do concurso, segundo o superintendente, será o de proporcionar uma troca gradual, até o final do ano, dos funcionários públicos que hoje estão no DAE. “Mas como o concurso é público qualquer um, até mesmo os atuais funcionários do DAE, pode obviamente participar” , disse o superintendente. O concurso preencherá vagas em diversos setores, como comercial, manutenção, engenharia, administrativo, entre outros.

Os funcionários do DAE, como têm estabilidade, serão transferidos para outros departamentos da Prefeitura, até o final de 2004, para que seja cumprido o acordo entre as partes firmado em dezembro passado.

Lineu Andrade de Almeida prometeu que até março a Sabesp não vai dispensar nenhum funcionário do DAE. “Estes primeiros 90 dias do ano formam uma fase que consideramos de transição. Estaremos fazendo o concurso e avaliando a estrutura do DAE. Portanto, até março, vou estar com todo mundo. Não podemos mudar assim de repente, desligando da tomada, mas provavelmente em março teremos algumas liberações”, afirmou.

Nesta segunda, às 8h, representantes da Sabesp prepararam um café da manhã de boas vindas aos atuais funcionários do DAE. Segundo o engenheiro, os servidores receberam a informação de que ninguém sairá até o final do primeiro trimestre. “Foi um café de confraternização, no qual foi dito aos funcionários quem é esta Sabesp que agora assume em São Bernardo”, disse Almeida.

Ainda assim, vários trabalhadores estavam receosos, segundo apurou a reportagem do Diário.

Lineu Andrade de Almeida garantiu que quase todas as empresas que prestam serviço para o DAE serão mantidas, mas que haverá mudanças no futuro. “Vão permanecer por hora. Mas especificamente a prestação de serviço na área de controle de qualidade muda porque não há mais necessidade”, disse.

Propaganda – O primeiro dia de operação da Sabesp em São Bernardo também foi marcado por uma agressiva campanha de propaganda. Desde o período da manhã, os moradores começaram a receber chamadas telefônicas da Sabesp com gravações que informavam a mudança no serviço de saneamento.

Além de anúncios em revistas e jornais, diversos outdoors espalhados pelo município traziam a mensagem: ‘São Bernardo. A Sabesp faz um brinde à sua saúde’. Foram espalhadas ainda faixas com o slogan: ‘São Bernardo e Sabesp. Uma parceria pela sua saúde’, cruzando as ruas de diversos bairros.

Almeida disse que a campanha tem por objetivo esclarecer a população sobre as mudanças que estão acontecendo. “É a comunicação oficial da empresa para que as pessoas saibam que a Sabesp está em São Bernardo agora”, disse. “Esse trabalho de comunicação deve durar por mais algum tempo”, explicou. O superintendente falou sobre a possibilidade de haver até uma campanha na televisão futuramente para que toda a população seja avisada.