Sábado é dia de vacinar as crianças contra a pólio

Jornal da Tarde - Quarta-feira, 2 de junho de 2004

qua, 02/06/2004 - 9h30 | Do Portal do Governo

Em todo o Estado, 3,1 milhões de crianças com até 5 anos devem participar da campanha, das 8h às 17h. Informações sobre os postos de vacinação podem ser obtidas pelo telefone 1520

A Secretaria de Estado da Saúde pretende vacinar 3,1 milhões de crianças com menos de cinco anos nas duas próximas fases da Campanha de Vacinação contra Poliomielite (paralisia infantil). A primeira fase da imunização acontecerá neste sábado, 5 de junho, das 8h às 17h. A segunda está marcada para 21 de agosto.

Informações sobre os postos de vacinação podem se obtidas pelo telefone 1520. Na campanha deste ano, cerca de 14 mil postos de vacinação estarão à disposição da população em todo o Estado. O boneco Zé Gotinha, mascote da campanha, já está convocando as crianças em visitas às cidades.

No próximo sábado, as crianças receberão, além da vacina contra a poliomielite, doses de vacinas que estejam em atraso na caderneta, como tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche), tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e contra hepatite B.

Na segunda etapa, em agosto, serão aplicadas as vacinas contra a poliomielite e tríplice viral, reforçando a imunização contra o sarampo. A vacina contra a pólio é segura, e as reações alérgicas são extremamente raras.

Além dos postos oficiais, algumas unidades de vacinação alternativas estarão funcionando neste sábado. As crianças poderão receber a gotinha nas estações Presidente Altino e Osasco (Linha C) e Quitaúna e Carapicuíba (Linha B) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos CPTM. Ou ainda no Shopping SP Market, na Avenida das Nações Unidas, 22.540.

Na Baixada Santista, vacinação já começou

Até sexta-feira, antecipando a ação nacional, a Prefeitura de Santos visitará mais de 160 escolas para vacinar as crianças. ‘Esse trabalho tem ótima adesão dos pais, que poupam o trabalho de ir a um posto de saúde no final de semana.’