Roubos caem 79% na Paulista

O Estado de S. Paulo - Segunda-feira, 1º de agosto de 2005

seg, 01/08/2005 - 9h43 | Do Portal do Governo

Redução ocorreu na comparação entre o período de janeiro a maio e a mesma época do ano passado

Juliana Bianchi

O governador Geraldo Alckmin divulgou ontem, durante a inauguração de uma base da Polícia Militar nos Jardins, uma expressiva queda nos índices de violência na região da Avenida Paulista, cartão-postal da capital. Segundo ele, não há registro de homicídio na área desde outubro de 2003. ‘No período de janeiro a maio deste ano, em relação ao mesmo período de 2004, houve redução de 79% dos casos de roubo’, disse.

Instalada num terreno de 1.200 metros quadrados na Rua Bela Cintra, em área cedida pela organização não-governamental (ONG) Paulista Viva, a nova base da PM será ocupada por 200 policiais da Companhia de Força Tática do 7º Batalhão, que contarão ainda com 10 carros e 18 motocicletas para o patrulhamento. ‘Essa é uma boa parceria na estratégia, no planejamento, no trabalho e até no custeio da PM’, disse Alckmin, elogiando o trabalho da ONG, que bancou toda a obra.

De acordo com o governador, o distrito da Consolação, onde fica o 7º Batalhão da PM, tem o menor índice de homicídios de toda a capital. A taxa registrada é de 1,96 assassinato para cada grupo de 100 mil habitantes. A Companhia de Força Tática do 7º Batalhão atende cerca de 4 milhões de pessoas nos bairros dos Jardins, Consolação, Bela Vista, Santa Ifigênia, Anhangabaú, Paulista, Higienópolis e Bom Retiro.

O secretário da Segurança, Saulo Abreu, anunciou no evento alguns números do relatório trimestral da pasta, que será apresentado na íntegra hoje. No segundo trimestre de 2005, por exemplo, houve queda de 27,9% nos homicídios na capital em relação ao mesmo período de 2004 – em números absolutos, foram 660 casos, antes os 916 do ano passado.

Usando 2002 como base de comparação, Saulo disse que o número de assassinatos no Estado caiu 40% no segundo trimestre deste ano. Também houve queda de 54% no número de civis mortos pela polícia paulista na comparação com 2002.

A curva da queda de assassinatos, na verdade, começou antes. Comparando-se os anos de 1999 e 2004, a redução no Estado foi de 29% – a diminuição na Grande São Paulo chegou a 39% e na capital, a 40,6%.

Na Paulista, Alckmin foi presenteado com medalhas pela Torcida Independente do São Paulo Futebol Clube. Integrantes da torcida manifestaram repúdio aos atos de vandalismo ocorridos na avenida na comemoração do título da Taça Libertadores, em 14 de julho.