Roteiro Circuito dos Fortes é lançado oficialmente na região

A Tribuna - Quarta-feira, 11 de fevereiro de 2004

qua, 11/02/2004 - 8h55 | Do Portal do Governo

Da Sucursal de Guarujá

O secretário da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos Meirelles, estará hoje, às 9h30, na Fortaleza Santo Amaro da Barra Grande, em Guarujá, para assinar a resolução que institui o Roteiro Turístico Circuito dos Fortes na Região Metropolitana da Baixada Santista.

Fazem parte deste novo pólo de referência histórico-cultural os municípios de Bertioga, Guarujá, Praia Grande, Cubatão, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Santos e São Vicente.

Resultado da política adotada pelo Governo, que vem contemplando o Estado com novos polos turísticos, o Circuito dos Fortes mostrará aos visitantes a história das oito fortalezas edificadas na região entre os séculos 16 e 20. São elas: Fortaleza de Itaipu (século 20); Casa do Trem Bélico (século 17), Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande (século 16); Forte Augusto (século 17), Forte dos Andradas (século 20), Fortaleza do Itapema (século 16), Forte São João (século 16) e Forte São Felipe (século 16).

Meirelles está confiante no projeto: ‘A instalação do Roteiro dos Fortes é uma forma de resgatar a história do Brasil, tão rica em detalhes e ultimamente esquecida pelos próprios brasileiros. O brasileiro tem de conhecer o seu país, ter orgulho de sua história para que as futuras gerações saibam da importância do Brasil no cenário mundial’.

A solenidade de assinatura contará também com a presença do secretário-executivo de Turismo, Marco Antonio Castello Branco, para quem o novo roteiro contribuirá para o aumento do fluxo turístico na Baixada. ‘Anualmente, a Baixada recebe cinco milhões de pessoas interessadas no lazer, na história, na religiosidade, na cultura e nos eventos proporcionados pela região’, disse ele.