Ronda da PM diminui crimes em áreas rurais

Jornal da Tarde - Edição Regional de Ribeirão Preto - Terça-feira, 26 de outubro de 2004

ter, 26/10/2004 - 10h05 | Do Portal do Governo

Desde que policiais militares passaram a patrulhar diariamente as fazendas e chácaras de Bonfim Paulista e da Vila Virgínia, na região de Ribeirão Preto, o número de roubas às propriedades caiu. Os soldados chegam a rodar até 400 quilômetros por dia. Fazendeiros estão sendo cadastrados pela PM, para prevenir assaltos

BRÁS HENRIQUE

Nos últimos quatro meses, os crimes em propriedades rurais ocorridos nas proximidades do distrito de Bonfim Paulista e da Vila Virgínia, em Ribeirão Preto, diminuíram. Neste período, dos quatro furtos registrados, três já foram solucionados (com prisões em flagrante inclusive) e, no quarto, o nome de um suspeito foi encaminhado à Polícia Civil, que investiga o caso. Um dos motivos para essa queda é o patrulhamento rural da Polícia Militar, feito diariamente por dois soldados num veículo Land Rover.

‘Antes, havia muitos furtos na região, mas, nos dois últimos meses, não houve nenhum’, conta o soldado José Geraldo Neres Ribeiro, que roda 400 quilômetros, em dias alternados, com outro PM, nas estradas que vão até as divisas de Guatapará, Cravinhos e Dumont.

De acordo com o soldado Neres, os proprietários de fazendas da área estão sendo cadastrados. Dados preliminares mostram que há 70, sem contar os donos de aproximadamente 210 chácaras.

Todos os detalhes sobre as propriedades rurais são anotados: nomes dos donos, número de veículos, maquinários e funcionários do local e até as marcas usadas para a identificação do gado. As informações podem ser fundamentais para elucidar futuros crimes na região.

‘A área era carente de policiamento e o nosso trabalho foi bem aceito pelos proprietários rurais’, destaca Neres.

‘A comunidade rural gostou e até tem nos ajudado’, completa o capital Ziul Martins Rodrigues, comandante da 2ª Companhia do 3º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM-I). Alguns proprietários rurais compraram, há um mês, telefones celulares para facilitar a comunicação com os patrulheiros.

Os PMs fazem questão de divulgar o número usado para o atendimento emergencial na área: (0xx16) 9111-1199. ‘Já conseguimos até localizar pessoas perdidas. A comunidade local nos auxilia em todos os sentidos, inclusive na manutenção das viaturas usadas no patrulhamento’, conta Rodrigues. Outra Land Rover, com mais dois PMs, faz patrulhamento rural na área norte da cidade e suas redondezas.

Os policiais, quando solicitam os dados cadastrais aos proprietários rurais, também dão dicas de segurança a eles, como os cuidados que devem ter com maquinários e defensivos agrícolas, produtos que se tornaram os principais alvos dos bandidos nos últimos anos. Eles também informam sobre o risco de alguém comprar produtos com preço baixo, que podem ter sido roubados, o que torna o comprador um receptador – um criminoso.