Rodoanel Sul começará ligando Mauá à Imigrantes

Diário de S. Paulo - São Paulo - Terça-feira, 15 de fevereiro de 2005

ter, 15/02/2005 - 10h38 | Do Portal do Governo

Percurso de 15 km será construído antes por ser o de maior movimento; trecho é orçado em R$ 827 milhões, mas Governo só tem R$ 240 milhões

EVERALDO GOUVEIA

A construção do trecho Sul (entre a região do ABC e a Rodovia Régis Bittencourt) do Rodoanel Mário Covas vai começar pela ligação entre Mauá e a Imigrantes, num total de 15 km. O trecho Sul completo, porém, tem 53,7 km. As obras da primeira etapa, prevista para durar 30 meses, começam no final deste ano. A informação foi passada pelo secretário estadual dos Transportes, Dario Rais Lopes, aos prefeitos da região em reunião realizada ontem de manhã.

O trecho Sul está orçado em R$ 2,5 bilhões (R$ 1,9 bilhão para desapropriações e obras e mais R$ 660 milhões de compensações ambientais). A ligação entre Mauá e Imigrantes é estimada em R$ 827 milhões. Para começar essa etapa, o Governo estadual dispõe de R$ 240 milhões no Orçamento de 2005. O projeto ainda aguarda o licenciamento ambiental para ser executado. Mas o Estado está determinado a iniciar logo a ligação. O governador Geraldo Alckmin autorizou a Secretaria dos Transportes a contratar já o gerenciamento do serviço ambiental e social do braço Sul, orçado em R$ 57 milhões. Essa perna do rodoanel provocará a remoção de pelo menos 1.200 famílias.

Enquanto não sai o licenciamento ambiental (o que deve acontecer até maio), Rais Lopes disse que será feita a pré-qualificação das empresas interessadas na obra. Recebido o sinal verde da área ambiental, a licitação será abeta em junho e concluída em dois meses.

O Estado optou por começar o trecho Sul pelo pedaço entre Mauá e a Imigrantes porque os estudos de tráfego apontam que será o percurso mais movimentado: até 2010, circularão por ali 68 mil veículos por dia, contra 34 mil entre a Imigrantes e a Régis Bittencourt.

Outro motivo é que para construir os 53 quilômetros é necessária a injeção de recursos federais. Apesar de a bancada paulista no Congresso ter pedido R$ 140 milhões, o Orçamento da União deste ano foi aprovado destinando R$ 34 milhões para a obra. Pelo plano original, o anel viário circundando a região metropolitana teria um terço das suas despesas bancadas por Brasília.

‘Se o Governo federal sinalizar que vai entrar com recursos, o governador já disse que abre imediatamente a licitação para a construção da etapa entre a Imigrantes e a Régis’, disse o prefeito de São Bernardo, William Dib, que preside o consórcio de prefeitoss do ABC. Ele vai amanhã ao Ministério dos Transportes pedir recursos para o trecho Sul.

A questão ambiental, porém, pode atrasar a obra. Entidades ambientalistas preparam ação judicial porque a avaliação ambiental do projeto do Rodoanel teria subdimensionado o impacto da obra nos dois mananciais (represas Billings e Guarapiranga) que serão cortados por suas pistas.