“Roda Viva” entrevista diretora da BBC

Folha de S.Paulo - Segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

seg, 12/01/2009 - 10h47 | Do Portal do Governo

Folha de S.Paulo 

Uma das mulheres mais poderosas da TV britânica é a entrevistada de hoje do “Roda Viva”, na TV Cultura. Jana Bennett, 51, é diretora geral de TV e internet da BBC e cuida de um orçamento anual equivalente a R$ 3,6 bilhões, segundo a apresentadora Lillian Witte Fibe. O programa dá um breve histórico da BBC, enorme conglomerado público de rádio, TV e internet, criado há 86 anos e com serviços em 33 idiomas, incluindo o português.

Bennett, que desistiu de ser cantora profissional para se formar em economia, entrou na BBC em 1979 e trabalhou em diversos programas de notícias, atualidades e ciências. Em 2000, foi condecorada pela rainha Elizabeth com a Ordem do Império Britânico por seu trabalho com ciência na TV. Ela conversa com os jornalistas convidados sobre independência política e comercial na BBC, um assunto polêmico dentro da própria TV Cultura.

Apenas este mês a emissora brasileira parou de levar ao ar anúncios de produtos durante a programação para crianças. A executiva também fala sobre estratégias para chamar atenção de novas gerações de espectadores através de novas mídias. E, para burlar a crise econômica, ela conta que a saída são parcerias com outras emissoras para partilhar desenvolvimentos tecnológicos.

RODA VIDA – JANA BENNETT

Quando: hoje, às 22h10

Onde: na Cultura

Classificação: livre

 (LM)