Rio fica limpo e moradores comemoram

SPTV – quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

qui, 14/02/2008 - 17h59 | Do Portal do Governo

SPTV – Primeira Edição  

Um rio na região da represa de Guarapiranga, na zona sul da capital, não é mais poluído. Acabaram a água suja e o mau-cheiro. 

No lugar agora tem peixe, marreco e os moradores voltaram a ter uma área de lazer. Para comemorar, eles usam isca e anzol. E nessa pescaria não poderia faltar o nosso fiscal do povo, Márcio Canuto.

O lugar é tão tranqüilo que parece que o tempo demora a passar. Mas o pessoal do Jardim Vale Verde, região do M’Boi Mirim tinha pressa de saber se o rio vai ficar de novo com água clarinha e limpinha, depois de um período sujo e poluído.

Depois do prazo dado pela Sabesp, o SPTV Comunidade voltou ao local para saber como ficou o rio.

“Agora está 100% melhor. A gente pode ver a água mais limpa, dá até para dar uma pescadinha de vez em quando. Está jóia”, garante Antônio Cecato, jardineiro.

O pessoal que hoje está aliviado já andou muito preocupado. O rio que passa na região foi poluído por esgoto e lixo residencial.

“O trabalho que a gente fez aqui foi muito interessante, nós conseguimos colocar a bomba reserva para funcionar, demos manutenção na bomba principal e conseguimos adquirir mais uma terceira bomba para instalar e conseguir o funcionamento da estação de bombeamento. A tendência é que a água continue melhorando nos próximos meses e nos próximos anos, com, todas as melhorias que têm sido feitas na região. São obras importantes que estão sendo executadas ao longo dos próximos meses e com certeza a tendência da água é ir melhorando ao longo do tempo”, afirma Meunim Rodrigues de Oliveira Jr., gerente da Sabesp.

“Voltou a ter vida, Márcio. Poxa, é maravilhoso a gente voltar a acreditar no ser humano que tudo pode ser recuperado, apesar de ás vezes estar deteriorado e danificado”, diz Juraci de Andrade, mecânico.

“Dar um recado para a população não jogar lixo na represa, para não estar poluindo”, diz Nicodemos Vital, aposentado.

O pessoal do bairro tirou a vara de pescar do armário e foi comemorar a recuperação do rio com uma bela pescaria.

Você viu que garantir a boa qualidade da água depende da atitude de todo mundo. Não jogue lixo no rio e cuide do esgoto de casa.