Rio das Pedras tenta se adequar a programa

A Tribuna/Piracicaba

sex, 15/05/2009 - 8h52 | Do Portal do Governo

Secretário participa de encontro de arborização em Piracicaba; evento buscou fortalecer capacitação dos municípios ao projeto

O secretário de Meio Ambiente, Joaldo de Oliveira (Joba), esteve reunido com mais de 300 autoridades e especialistas de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Rio Grande do Sul, durante o “II Encontro Paulista de Arborização Urbana” e “I Encontro Sudeste de Arborização Urbana”, que aconteceram em Piracicaba com a finalidade de promover o intercâmbio entre os profissionais da área.

Com duração de três dias, o encontro foi organizado pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), em parceria com a Esalq e a Prefeitura de Piracicaba. Os interlocutores do Projeto Ambiental “Município Verde” participaram do encontro como parte das atividades de capacitação que está sendo desenvolvido no Estado. O município busca se adequar ao projeto estadual.

O plano de ação ambiental de Rio das Pedras baseado nas diretrizes do Projeto Estratégico Município Verde não pôde ser avaliado pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo no ano passado, por conta do planejamento de ações ainda estar incompleto. Joba já destacou que o principal desafio para pasta é colocar em prática o projeto.

Rio das Pedras ficou entre as 282 cidades que aderiram ao projeto, mas não conseguiram programar a tempo de passar por avaliação da secretaria estadual. Em 2009 o projeto recomeçou aos municípios e quem não conseguiu preencher o Plano de Ação, poderá finalizá-lo este ano. A Secretaria Estadual de Meio Ambiente acompanha e auxilia os municípios no cumprimento desta agenda ambiental.

Para quem não conhece, o objetivo do programa é descentralizar a política ambiental estadual, ganhando eficiência na gestão ambiental e valorizando a base da sociedade. Com a gestão ambiental compartilhada, o governo tem os municípios como fortes parceiros, tomando decisões conjuntas, estimulando ações municipais em prol do meio ambiente e da sociedade e garantindo, assim, o desenvolvimento sustentável.

São dez diretrizes que precisam ser cumpridas para que o município possa ser avaliado pelo Estado: esgoto tratado (o município deve realizar a despoluição dos dejetos em 100% até 2010, ou firmar um termo de compromisso com o Estado); eliminar até 2010 os lixões a céu aberto, promovendo a coleta seletiva e a reciclagem do lixo no município; auxiliar o governo na recuperação das matas protetoras dos córregos e das nascentes d’água; e aprimorar as áreas verdes municipais, diversificando a utilização das espécies, visando atingir 12 metros quadrados por habitantes.