Reunião discutirá instalação de aquecedores solares em prédios

Mogi News/Mogi Das Cruzes

sex, 03/04/2009 - 10h25 | Do Portal do Governo

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e a Bandeirante Energia convocaram síndicos e lideranças dos prédios do Conjunto Jardim Bela Vista, em César de Souza, para explicar como funcionará a implantação dos aquecedores solares, que beneficiará 1.680 famílias. O projeto, pioneiro no Estado de São Paulo, consiste na instalação um sensor que garantirá água aquecida para o banho e poderá gerar uma economia de até 30% no consumo de energia. Serão investidos R$ 8 milhões para a implantação do projeto em Mogi, anunciado no ano passado pelo secretário de Habitação do Estado, Lair Krähenbühl, em visita à cidade.

A reunião ocorrerá amanhã, às 10 horas, na Escola Estadual Dagoberto José Machado. Após este primeiro contato com os moradores, está prevista ainda uma campanha de esclarecimento à população, que será conscientizada sobre os objetivos da proposta. Haverá ainda a distribuição de cartilhas informativas e a presença de técnicos da Bandeirante e da CDHU.

A adesão será individualizada e o morador poderá receber o aparelho se aderir à iniciativa. Até o final deste mês, começa a instalação de fato.

O gestor do programa Eficiência Energética da CDHU, Eduardo Baldacci, afirmou que a ideia do encontro é fazer com que os líderes atuem como multiplicadores das informações. O próximo passo será um evento geral com todos os moradores, provavelmente no próximo dia 18 deste mês.

Os prédios a serem beneficiados são os H, I, J, K e o P: “Além dos aquecedores solares, que serão individualizados, o programa prevê ainda a troca das lâmpadas dos conjuntos”.

Baldacci destaca que, além da redução nos valores das contas, a ideia é estimular a cidadania: “O programa funciona também como uma forma de inclusão social: muita gente quer pagar a conta, mas não tem dinheiro”.

O projeto interessa também à Bandeirante, empresa concessionária de energia na cidade. Com a queda no consumo, a inadimplência cai e a rede não fica sobrecarregada.

Cada aquecedor instalado custa em média R$ 3,5 mil. Em cima do prédio serão instaladas placas coletoras de calor. Um cano externo fará a ligação com os banheiros dos apartamentos: “Se tiver apenas 10% da adesão dos moradores, mesmo assim iremos fazer, porque os benefícios gerados valem a pena”. A Bandeirante Energia repassou 4.800 aquecedoras à CDHU para que eles sejam implantados neste projeto. Outros municípios deverão ser beneficiados, mas a lista ainda não foi definida.