Resultado de exames será on-line em SP

Valor

sex, 12/11/2010 - 8h36 | Do Portal do Governo

Exames epidemiológicos da rede pública de saúde em todo o Estado de São Paulo passarão a contar com sistema on-line de resultados a partir de dezembro. A nova ferramenta deve zerar os custos de impressão e deslocamentos para envio e entrega de materiais, gerando economia para hospitais e ambulatórios responsáveis pelos testes de dengue, febre amarela, hepatites, meningites, tuberculose, gripe A-H1N1, leishmaniose, entre outras doenças.

Os profissionais de saúde pública receberão login e senha para acessar, na internet, os resultados dos exames feitos pelo Instituto Adolfo Lutz, laboratório vinculado à Secretaria Estadual da Saúde, que realiza cerca de um milhão de exames por ano. O sistema também irá beneficiar a vigilância epidemiológica de outros Estados, que enviam testes para o Adolfo Lutz.

Com a disponibilidade de exames na internet, o processo de análises clínicas e de controle de problemas de saúde será mais rápido para o usuário final. Marta Salomão, diretora do Adolfo Lutz, conta que atualmente o resultado de um exame sorológico de dengue feito na rede pública pode levar até 15 dias para ser conhecido pelo paciente. O sistema on-line permitirá que todo o processo seja concluído em até 48 horas. “Esta ferramenta irá proporcionar o aperfeiçoamento da transmissão de informações importantes aos serviços de vigilância epidemiológica em todo o Estado, contribuindo para a rápida tomada de decisão em relação a medidas de controle e bloqueio de doenças.”

A diretora do Adolfo Lutz reconhece, entretanto, que a geração de economia para o sistema não será imediata. “Os hospitais e ambulatórios não deixarão de imprimir os resultados e gastar com transporte para enviar e retirar os exames logo na implantação da ferramenta. Será preciso pelo menos três, quatro meses, porque o processo depende de um período de aprendizagem “, diz Marta.