Resgatando a história da ferrovia

Jornal da Tarde

qui, 24/09/2009 - 8h06 | Do Portal do Governo

Com o grande desenvolvimento econômico baseado na cultura do café, foi inaugurada em 1867 a primeira ferrovia da então Província de São Paulo, conectando Jundiaí ao Porto de Santos. A via férrea operada pelos ingleses da São Paulo Railway Company (SPR) teve seu primeiro processo de renovação nos anos de 1890, quando foram implantadas e modernizadas diversas estações, entre elas a Estação da Luz, um dos maiores terminais ferroviários de passageiros do País ainda hoje em operação. 

Passados mais de 140 anos de sua implantação em nosso Estado, essa ferrovia mantém ainda evidentes características do padrão tecnológico britânico, com a presença de estações com arquitetura preservada, oficinas, depósitos e equipamentos de operação ferroviária. 

Em lugar da antiga SPR, temos hoje vias operadas pela CPTM, que diariamente transporta 2 milhões de passageiros nas Linhas 7-Rubi (Luz-Jundiaí) e 10-Turquesa (Luz-Rio Grande da Serra) e em toda sua malha na região metropolitana de São Paulo, e pela concessionária de transporte de cargas. 

A história ligada aos trilhos e o transporte na região metropolitana levou à implantação de um importante projeto turístico, coordenado pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos com a participação da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo e o apoio das prefeituras de Jundiaí, de Mogi das Cruzes e da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). 

O Expresso Turístico é operado pela CPTM e já possui dois roteiros implantados, com destinos a Mogi das Cruzes e Jundiaí. São viagens realizadas aos sábados e domingos, com partidas da Estação da Luz, na composição fabricada na década de 60, cedida pela ABPF e recuperada e mantida pela CPTM. 

Ao fim da viagem, o turista tem a opção de complementar o passeio com trajetos em Jundiaí e Mogi das Cruzes, que enfocam a história desses municípios, o lazer e meio ambiente. Esse projeto é parte do Plano de Expansão dos Transportes Metropolitanos, um conjunto de intervenções de R$ 20 bilhões destinados a aperfeiçoar o transporte sobre trilhos na região metropolitana. São investidos recursos na ampliação das linhas de Metrô e da CPTM, aquisição e reforma de composições, além de melhorias nos sistemas de sinalização para a redução dos intervalos entre os trens que fazem o trajeto de passageiros no dia-a-dia. Mas o plano também aposta no lazer, turismo e na história da ferrovia, e com essas finalidades entrou em operação, em abril, o Expresso Turístico.

A alta procura e satisfação registradas pela CPTM são indicadores do acerto em implementarmos esse serviço: temos lotações esgotadas até a primeira quinzena de dezembro e uma pesquisa realizada com os usuários apontou que mais de 76% deles aprovaram o passeio. A grande procura e satisfação dos usuários são também um estímulo para ampliarmos o projeto, que em breve será estendido a outros destinos.

Ayrton Camargo e Silva é gerente de projeto funcional e integração de transporte da CPTM