Remédio será doado dia 13 no Metrô

Diário de S. Paulo - São Paulo - Sexta-feira, 27 de agosto de 2004

sex, 27/08/2004 - 9h47 | Do Portal do Governo

Medicamentos vão ser distribuídos gratuitamente a pacientes do SUS a partir desta data. Farmácia Dose Certa será aberta em dez estações

Jaqueline Falcão

O paulistano poderá retirar remédios gratuitamente no Metrô a partir de 13 de setembro, dia previsto para ser inaugurada a Farmácia Dose Certa, em dez estações do Metrô.

Os quiosques já estão sendo montados nas estações Saúde, Ana Rosa, Sé, Santana, Tucuruvi, Barra Funda, Brás, Clínicas e Itaquera. Houve mudança de estação: de Guilhermina Esperança mudou para Carrão.

No total, serão distribuídos 40 tipos de medicamentos básicos, como analgésicos, antibióticos, pomadas, xaropes, antiácidos, broncodilatadores, antiinflamatórios e remédios para hipertensão. Todos produzidos pela Fundação para o Remédio Popular (Furp), com verba do Governo estadual, responsável pelo projeto.

A Farmácia Dose Certa vai atender somente os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade de São Paulo. Ou seja, tanto da rede municipal quanto da rede pública estadual. Para retirar os medicamentos basta levar a receita de posto de saúde ou de qualquer hospital da rede pública da Capital. No entanto, as receitas deverão conter o nome do princípio ativo do medicamento e não a denominação comercial.

O secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, afirmou que ainda não há estimativa de quantidade de medicamentos a serem distribuídos, uma vez que o Metrô recebe diariamente 2,5 milhões de usuários.

A Farmácia Dose Certa atenderá a qualquer pessoa com receita do Sistema Único de Saúde, seja oriunda de médico da rede estadual, municipal ou federal. Cada farmácia terá seis atendentes e um farmacêutico. A Secretaria Estadual de Saúde investiu R$ 600 mil na montagem dos quiosques.