Registro histórico

Correio Popular - Campinas - Segunda-feira, 29 de novembro de 2004

seg, 29/11/2004 - 8h29 | Do Portal do Governo

TV Cultura, gravadora Trama e TeleImage lançam acervo do programa Ensaio no formato DVD; o primeiro da série traz Elis Regina

João Nunes
Da Agência Anhangüera

Sabe aqueles musicais antigos, em preto-e-branco, e avós do atual Ensaio, que a TV Cultura costuma exibir em datas especiais? São preciosidades do acervo da emissora paulista que, aos poucos, estavam se deteriorando. Pois, agora, o público terá a chance de assistir a esses programas em DVD com imagens totalmente restauradas num projeto que envolveu a TV Cultura, a gravadora Trama e a empresa TeleImage.

O primeiro de uma série de mais ou menos 20 programas será lançado em Campinas hoje – foi lançado dia 10 em São Paulo – e traz ninguém menos que Elis Regina. É um DVD com o registro da cantora em um momento otimista, interpretando músicas e revelando fatos e curiosidades da carreira. Gravado em 1973, o DVD será exibido na Fnac.

Segundo Patrick Siaretta, presidente da TeleImage, a idéia do projeto surgiu da vontade de sua empresa e da Trama de fazerem algo em conjunto. A primeira pista foi o contato com o acervo do programa Ensaio, da TV Cultura. “O material estava precário e poderia se perder um acervo riquíssimo”, conta. O primeiro passo foi ter as fitas em mãos e, em seguida, iniciar o trabalho de “tirar a sujeira”, além de converter a tonalidade das imagens. O som ficou a cargo da Trama, que se encarregou de retirar os problemas da fita analógica.

Elis, segundo Patrick, pareceu a escolha mais correta para inaugurar o projeto. Primeiro, lembra, um dos sócios da Trama é João Marcelo Bôscoli, filho da cantora com Ronaldo Bôscoli. Segundo, o maior problema encontrado tem a ver com direitos autorais, o que no caso de João facilitou o trabalho. “É complicada essa questão dos direitos porque nem sempre encontramos as pessoas ou quem detém os direitos; isso tudo leva tempo”. No caso da Elis, a proximidade com João Marcelo agilizou o processo; gastou-se quatro meses para a liberação dos direitos autorais. Todo o processo gastou cerca de seis meses, lembra o presidente da empresa.

O Ensaio tem perto de 50 programas, mas nem todos serão transformados em DVD. A Teleimage e a Trama vão selecionar 20, “que têm maior visibilidade no mercado”. A idéia é lançar cinco DVDs por ano, num total de quatro anos. De acordo com Patrick, o espectador sentirá claramente as diferenças. “É o mesmo que tomar uma foto antiga e suja, limpar e tirar as cores escuras dela; a imagem fica com cara de foto nova, mais moderna”. O mesmo se dará com as imagens do programa. “Na verdade, elas voltam a ser o que eram antes de ficarem deterioradas”.

O acordo entre a TV Cultura, a gravadora Trama e a empresa TeleImage prevê o lançamento em DVD de edições históricas dos musicais comandados por Fernando Faro há 34 anos. Entre outros registros clássicos, estarão disponíveis Tom Jobim, Pixinguinha, Paulinho da Viola e Baden Powell.

No ar desde a década de 1970 na TV Cultura, quando ainda não era batizado de Ensaio, o programa resgata parte da história da música popular brasileira por meio de depoimentos de compositores e intérpretes da produção nacional. Tanto o programa, quanto a série MPB Especial foram criados por Fernando Faro em 1969, na TV Tupi. Atualmente, Ensaio é exibido aos domingos, às 21h. O programa é misto de musical e entrevista realizada em linguagem intimista, marca registrada de Faro. O artista convidado canta, fala sobre seu trabalho e relembra casos da história pessoal. O arquivo do programa é hoje um acervo musical e histórico único, que conta com informações preciosas sobre os maiores músicos do País.

Lançamento e exibição do DVD MPB Especial – Programa Ensaio com Elis Regina. Hoje, às 19h, na Fnac Campinas (Parque D. Pedro Shopping, Entrada das Águas, fone: 3709-9000). Entrada franca.