Regionalizada, Unesp tem vagas em 12 municípios

Folha de São Paulo - Domingo, dia 21 de maio de 2006

dom, 21/05/2006 - 12h50 | Do Portal do Governo

Prova de inverno atrai mais candidatos das próprias cidades dos cursos

VINICIUS SEGALLA

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA Única universidade estadual paulista a realizar processo seletivo de inverno, a Unesp dá início amanhã às inscrições para o vestibular, que, neste ano, vai oferecer 705 vagas em 12 campi do interior paulista.

No meio do ano, o vestibular da Unesp tem uma peculiaridade: é regionalizado, já que a maioria dos candidatos é da própria região ou dos arredores de onde o curso é oferecido, de acordo com a coordenação da Vunesp, fundação responsável pelo processo seletivo da Unesp. A maioria dos cursos foi implantada recentemente, em 2003, para atender às demandas regionais. Tupã, Dracena, Itapeva e Registro, por exemplo, ainda não formaram a primeira turma.

“Foram cursos criados com recurso financeiro do Estado, terrenos das prefeituras e corpo docente e know-how da Unesp. Quem os procura são jovens das regiões onde são oferecidos”, afirma Marcia Bezatti, responsável pela área de pesquisas educacionais da Vunesp.

No processo seletivo de inverno, também é comum um número bem maior de treineiros, estudantes que ainda não terminaram o ensino médio, mas que fazem o vestibular como forma de treino para o final do ano. “Em 2005, 17% das inscrições em junho foram de treineiros. No vestibular do fim do ano, o número caiu para 3%.”

Danilo Ennes do Valle, 18, faz parte da minoria: mora em São Paulo e já concluiu o ensino médio. Ele tenta ser aprovado em engenharia ambiental, no campus de Sorocaba. “O campus de Presidente Prudente [onde não haverá prova de inverno] seria melhor, porque tenho família lá, mas tenho pressa e vou prestar agora.”

Cerca de 10 mil devem concorrer às 705 vagas (no verão, são 6.135 e cerca de 90 mil candidatos). As provas serão nos dias 11, 12 e 13 de julho.