Região terá verba para divulgar o turismo

A Tribuna - Quinta-Feira, 11 de Agosto de 2005

qui, 11/08/2005 - 12h19 | Do Portal do Governo

Da Reportagem

A Baixada Santista e o Vale do Ribeira formam uma das oito macrorregiões do Estado que receberão R$ 60 milhões para a implementação das Jornadas de Desenvolvimento do Turismo Paulista, programa lançado ontem pelo governador Geraldo Alckmin.

Divididas em três fases, as jornadas são encontros que têm o objetivo de desenvolver e divulgar o potencial dos circuitos turísticos dos municípios, em especial das 67 cidades paulistas consideradas turísticas. Desta lista, Santos é uma das maiores do Estado.

A secretária municipal de Turismo, Wânia Seixas, afirmou que a Prefeitura apresentará no programa um projeto de ecoturismo na Área Continental para que ela faça parte do circuito turístico da região. ‘‘O projeto está pronto, o que nós não temos é o dinheiro para fazer’’.

De acordo com a secretária, o projeto será apresentado como prioritário nas jornadas.

O governador ressaltou que o setor de serviços é o que mais cresce no Brasil. ‘‘Quem gera emprego e renda é a iniciativa privada’’, destacou Alckmin, atribuindo o desenvolvimento ao empreendedorismo no setor turístico.

Jornadas

A Baixada Santista e o Vale do Ribeira fazem parte da macrorregião intitulada Vertente Oceânica Sul, que inclui ao todo 23 municípios, enquanto a Vertente Oceânica Norte engloba cidades do Litoral Norte.

Segundo o secretário estadual do Turismo, Fernando Longo, o programa foi idealizado em reuniões com integrantes do Poder Público e sociedade civil de cada macrorregião. O programa das jornadas foi dividido em fases com os objetivos de capacitar profissionais do turismo, integrar cidades na oferta de produtos turísticos e divulgar os municípios paulistas em âmbitos nacional e internacional por meio do incentivo à iniciativa privada.
A primeira fase consiste na realização de oficinas e seminários de mobilização e integração, durante dois dias em cada macrorregião, quando estarão presentes prefeitos, secretários de Turismo, empresários do setor, Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs), associações comerciais, Conselhos Municipais de Turismo, universidades e representantes do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Esta primeira fase acontece em setembro, sendo que os municípios da Vertente Oceânica Sul serão sede dos seminários e oficinas nos dias 22 e 23 de setembro. Nos dias 26 e 27, será a vez da Vertente Oceânica Norte. Os locais dos eventos ainda não estão definidos, mas o secretário Fernando Longo adiantou que as três fases do programa devem ser itinerantes, com sede em três cidades principais das
macrorregiões.

O secretário estima que as jornadas mobilizem, neste primeiro momento, um total de 3.500 pessoas.

Salão do Turismo

As Jornadas de Desenvolvimento têm continuidade em outubro, quando acontece a segunda fase de reuniões em cada macrorregião. Nesta etapa, os municípios, junto com a iniciativa privada e os Conselhos Municipais de Turismo, identificam um produto turístico regional que será apresentado nos Salões Regionais de Turismo, na terceira fase do programa, que acontece em novembro.
Os salões apresentarão seminários, exposições, manifestações culturais e artísticas que divulgarão os produtos turísticos.

Os resultados deste trabalho serão levados ao Salão do Turismo Paulista, em março de 2006.