Região passa a integrar roteiro turístico do estado de São Paulo

Vivendo Bauru

sex, 22/05/2009 - 9h12 | Do Portal do Governo

O Circuito Turístico Caminhos do Centro Oeste Paulista, projeto em fase final de estruturação que teve início em 2006, avançou mais um passo rumo à conquista de um dos objetivos dos organizadores: inserir a região no mercado regional, estadual e nacional de turismo. A Coordenadoria de Turismo da pasta da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Governo do Estado de São Paulo efetivou a homologação do Circuito Turístico Caminhos do Centro Oeste Paulista, como um dos roteiros turísticos do Estado de São Paulo.

A oficialização do roteiro foi efetivada durante o 3º Salão Brasileiro de Turismo – Roteiro do Brasil, evento realizado na capital paulista, de 18 a 22 de junho de 2008. O coordenador de turismo responsável pela pasta, Luiz Flaviano Furtado, ressalta no documento que é preciso dar continuidade ao processo de roteirização turística, que inclui ações de acessibilidade aos atrativos turísticos, sensibilização da comunidade, capacitação dos profissionais envolvidos no projeto e comercialização dos locais de visitação.

José Cabral, presidente do Instituto SOMA, acredita que este reconhecimento do Governo do Estado de São Paulo ao trabalho realizado no Projeto “coroa o empenho das instituições parceiras, das Prefeituras Municipais partícipes que acreditaram na proposta, da governança do projeto e dos empreendedores que aderiram a esta ação regional.”

O ofício emitido pela Coordenadoria do Estado de São Paulo demonstra que o projeto está na direção certa, quando o assunto é estabelecer a união do poder público, sociedade civil e iniciativa privada. Competência, empenho, dedicação e perseverança foram atributos-chave, segundo o presidente do CODER, Jair Manfrinato, para obter a homologação da inserção do projeto no roteiro estadual. “Nada disto seria possível sem a participação de todos que acreditaram no projeto. É uma vitória brilhante de uma realização que ficará para sempre e para todos.”

Para o gerente do Escritório Regional do SEBRAE-SP em Bauru, Milton Debiasi, essa homologação consolida o trabalho que vem ocorrendo desde 2006, com a união das entidades parceiras – CODER, SEBRAE, Instituto SOMA, Prefeituras Municipais envolvidas, a governança do projeto e os empreendimentos participantes, mostrando a força regional, expressão e reconhecimento do Projeto pela sociedade.

O Circuito Turístico Caminhos do Centro Oeste Paulista é constituído pelos municípios de Agudos, Avaí, Arealva, Bauru, Duartina, Iacanga, Lençóis Paulista, Macatuba, Pederneiras e Piratininga, a partir de uma iniciativa do CODER – Conselho de Desenvolvimento Econômico Regional em parceria com o SEBRAE-SP, as dez Prefeituras Municipais e o Instituto SOMA que é uma OSCIP, pertencente ao terceiro setor, que vem atuando na gestão do projeto e sua implantação. Nos objetivos do trabalho está o desenvolvimento da atividade de forma sustentável, por meio da integração entre os 10 municípios, que já estão unidos pelas afinidades culturais, sociais e econômicas.

Entre outros objetivos do projeto Circuito Turístico Caminhos do Centro Oeste Paulista, destacam-se a contribuição com o desenvolvimento sócio econômico e cultural da região, a consolidação dos roteiros turísticos, aumento do fluxo de turistas (acréscimo de 20% até julho de 2010) e melhoria da qualidade de vida das pessoas nos municípios. A vocação turística identificada no Circuito é basicamente cultural, com especificidade para o turismo histórico e rural.

Situado na região central do Estado de São Paulo, o Circuito Turístico Caminhos do Centro Oeste Paulista está estratégica e geograficamente em região de potencial econômico a ser explorado por todas as atividades, sejam elas comercial, industrial e de serviços. O entroncamento das vias ferroviárias ainda guarda marcas históricas de uma época que deve ser resgatada com o Circuito. Isso porque a partir da expansão das ferrovias, surgiu aos poucos a maioria das atuais cidades participantes do Circuito, que hoje é cortado por importantes eixos rodoviários, fluvial e aéreo.

Sem perder a imponência da identidade histórico-cultural, o projeto também valoriza a força do agronegócio retratada nas delícias da culinária rural e no artesanato local com matérias-primas que utilizam o bagaço da cana, palha de milho, sementes de árvores nativas, que carregam a peculiaridade do interior paulista. Vivenciar e recordar os tempos do sítio; desvendar e conhecer a diversidade das atividades agropecuárias são os principais atrativos do turismo rural. O roteiro turístico segue o chão de terra que leva até as fazendas históricas com sua produção de milho verde; orquídeas; pesqueiros e aliados a isto, as delícias da culinária rural e destaques de artesanato com matéria prima natural.

As riquezas histórico-culturais são destaques da região, com museus, belas e imponentes arquiteturas, tribos indígenas, entre outros. Tudo aliado a uma boa estrutura de hospedagem e meios de alimentação, suficientes para acolher turistas e proporcionar uma estada aconchegante na região.