Região do Grande ABC adere a programa ambiental

Diário do Grande ABC

seg, 17/08/2009 - 9h37 | Do Portal do Governo

Neste ano, a maior parte dos municípios do Grande ABC se inscreveram na disputa pela certificação do governo do Estado chamada Município Verde Azul, que garante prioridade na obtenção de recursos públicos para obras de melhoria ambiental nas cidades. 

Até dezembro, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente avaliará o grau de comprometimento e desempenho de cada cidade nos itens esgoto tratado, lixo mínimo, recuperação da mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, controle da poluição do ar, estrutura ambiental e Conselho Ambiental. O desempenho de cada município será avaliado com notas de 0 a 100 e serão certificados aqueles que atingirem nota igual ou superior a 80.

No ano passado, somente São Caetano e Ribeirão Pires aderiram ao projeto. Contudo, o desempenho foi ruim e as cidades não ficaram nem entre as 100 primeiras colocadas do Estado. 

“Estamos trabalhando para superar nossos resultados, aprimorando os programas de educação ambiental nas escolas, especialmente os que dizem respeito à reciclagem e ao uso racional da água, e assinamos um contrato para a construção de um centro de reciclagem”, explica Pedro do Carmo, Secretário do Verde, Meio Ambiente e Saneamento Básico de Ribeirão Pires. 

Diadema informou que está discutindo projetos e metas e deve apresentá-los na próxima semana. Santo André apostará na boa gestão do lixo reciclável, nas ações contra o desperdício de água e no combate à poluição do ar. São Caetano contará com o índice de 100% do esgoto tratado. 

Somente São Bernardo não se inscreveu no programa que mede o grau de comprometimento da administração pública com questões ambientais. Mauá e Rio Grande da Serra não informaram se aderiram ao projeto estadual.