Região assina ‘pacto das águas’ hoje, com presença de Serra

Tribuna Impressa/Araraquara

qua, 03/06/2009 - 9h17 | Do Portal do Governo

Cerca de 300 cidades do estado de São Paulo devem assinar, hoje, às 10 horas, o Pacto Internacional das Águas, em Bocaina. A solenidade marca a celebração da Semana do Meio Ambiente e deverá contar com a presença do governador José Serra (PSDB). Criado em março, em Istambul, na Turquia, o pacto marca a preocupação mundial com a escassez do líquido no planeta.

No Estado, o documento recebeu o nome de Pacto das Águas São Paulo”, e deve contar com a adesão já confirmada das cidades de Motuca e Rincão, na microrregião de Araraquara. No documento, os gestores públicos se comprometem a fazer um diagnóstico dos recursos hídricos de seu entorno e das condições de saneamento, traçar metas e colocar em prática um plano de ação. Todo o trabalho será orientado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Em 2012, na próxima edição do Fórum Mundial das Águas, todos os governantes levarão ao evento os resultados obtidos desde a assinatura do pacto em seus respectivos municípios, estados e países.

Além de Serra, participam da reunião Francisco Graziano, secretário de Estado do Meio Ambiente, e Dilma Pena, de Saneamento e Energia, além dos prefeitos e representantes das quase 300 cidades convidadas.