Reestruturação da Polícia Militar no Estado beneficia oito cidades do Vale

ValeParaibano - São José dos Campos - Quarta-feira, 7 de julho de 2004

qua, 07/07/2004 - 9h30 | Do Portal do Governo

Novas viaturas, reforço no policiamento e a criação da Força Tática tentam reduzir a criminalidade

José Renato Salatiel, de São José dos Campos

Oito cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte com menos de 150 mil habitantes irão receber reforço policial com a reestruturação da Polícia Militar que visa reduzir a criminalidade no Estado.

O efetivo extra virá do setor administrativo dos batalhões – onde os policiais foram substituídos pelos soldados temporários – e das equipes de Tropa de Choque, extintas pelo comando no interior paulista.

Nas cidades de Aparecida, Guaratinguetá, Cruzeiro, Caçapava, Campos do Jordão, Pindamonhangaba, Caraguatatuba e Ubatuba serão criadas guarnições de Força Tática.

Ao todo serão 28 viaturas de porte médio (modelo Blazer) com equipes de três a quatro policiais em cada veículo. As mudanças foram anunciadas pelo comandante geral da PM do Estado de São Paulo, coronel Alberto Silveira Rodrigues, em entrevista ao ValeParaibano.

Diferente do patrulhamento preventivo feito nos bairros pela PM, a Força Tática atua em situações de alto risco, bloqueios no trânsito e operações específicas.

‘As forças táticas são uma parte da polícia extremamente dinâmica que procura o bandido. As demais viaturas ficam aguardando a ocorrência pelo 190. Esta não, ela se antecipa, ela faz abordagem e blitz na periferia’, disse o coronel.

Com a extinção da 4ª Companhia de Choque do 1º Batalhão da PM de São José, a Força Tática deverá também assumir as funções da Tropa de Choque e fazer revista em presídios, atuar em rebeliões, tumultos públicos e áreas invadidas.

O pelotão da Tropa de Choque, criado em 2002 com 75 PMs, vai ser remanejado para os dois batalhões de São José, aumentando em 15% o efetivo nas ruas.

O especialista em segurança, coronel José Vicente da Silva Filho, criticou o projeto do governo para o Vale do Paraíba (leia texto nesta página).

CRITÉRIOS – O comandante geral da PM, Alberto Silveira Rodrigues, afirmou que as cidades beneficiadas com o reforço foram escolhidas levando em conta critérios como população fixa e flutuante, turismo e proximidade de favelas e presídios.

Segundo ele, todas as 645 cidades do Estado foram avaliadas na redistribuição do efetivo, sendo que 69 receberão equipes de Força Tática. Um total de 340 viaturas será comprada pelo governo.

Segundo o comandante, a implantação depende da aprovação do projeto de lei complementar nº 19 do governador Geraldo Alckmin (PSDB), que foi enviado à Assembléia Legislativa no final de junho. O projeto tem como objetivo padronizar o comando da PM em todo Estado

Rodrigues negou que a região irá perder postos de oficiais PMs com a criação de novas companhias e batalhões na Região Metropolitana. ‘Não se cogita (a remoção de oficiais). Não se tira PM de lugar nenhum para não se criar problema social’, afirmou.

CRIMES – Entre as cidades beneficiadas com as Forças Táticas estão Caçapava, Caraguatatuba e Ubatuba, que estão entre as cidades com maiores índices criminais da região e, por outro lado, com menor número de postos fixos da PM.

Já os municípios do Fundo do Vale – Aparecida, Guaratinguetá e Cruzeiro – estão entre os mais tranquilos.

Em São Sebastião, comerciantes protestam contra a falta de efetivo policial na Costa Sul.

Rodrigues garantiu que vai haver melhoria no policiamento no Litoral Norte com a criação da Força Tática de Caraguatatuba e Ubatuba, que vai atender toda a região.