Redenção ganha biblioteca

ValeParaibano - São José dos Campos - Quarta-feira, 10 de março de 2004

qua, 10/03/2004 - 9h46 | Do Portal do Governo

Cidade é uma das pioneiras a receber o projeto ‘Quero ler em São Paulo’ da Secretaria de Estado da Cultura

Os livros passam a fazer parte mais intimamente do cotidiano dos moradores da cidade de Redenção da Serra a partir desta semana. O município do Vale do Paraíba, que tem cerca de 4.000 habitantes, vai ser um dos primeiros a ganhar uma biblioteca dentro do projeto ‘Quero Ler em São Paulo – Biblioteca para Todos’, da Secretaria de Estado da Cultura.

A biblioteca da cidade – que vai funcionar na Escola Municipal Professora Edna Regina de Albuquerque e Silva, no centro – recebeu 2.580 livros e dois computadores oferecidos pela FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), de São Paulo, que apoia o projeto. A inauguração está programada para sábado, às 15h.

Dois funcionários da prefeitura foram treinados para trabalhar como bibliotecária e na manutenção. Os computadores vão possibilitar acesso à Internet.

Para a assessora de educação de Redenção da Serra, Fátima Maria Ivo Prado Santos, a inauguração da biblioteca vai prencher a necessidade da população. ‘A comunidade toda vai ser atendida. Só no ensino fundamental e pré-escola, temos 450 alunos. É um avanço para nós. Num país de tantas carências culturais, uma biblioteca é sempre bem vinda’, disse.

Segundo ela, a biblioteca vai funcionar, num primeiro momento, de segunda a sexta, mas a intenção é que ela fique aberta também aos sábados e domingos.

O coordenador do FAAP Cultural – orgão de responsabilidade social da fundação – Mário Farah, afirmou que a participação no projeto preenche os objetivos traçados epla FAAP na área.

‘Percebemos que deveríamos aumentar o auxílio na área de responsabilidade social. Resolvemos ampliar a oferta de livros [a orientação é de que fossem doados entre 600 e mil obras], com os 600 obrigatórios e outros que tínhamos em duplicidade e que foram doados, em ações que fizemos, com quiosques, pontos de coleta em shoppings e gincana de alunos e funcionários’, disse.

Farah afirmou que a intenção é ampliar a parceria. ‘Em Redenção, por exemplo, com o patrocínio de concursos de textos e desenhos, para incentivar a participação da população e as visitas à biblioteca’.

PROJETO – O programa ‘Quero Ler em São Paulo – Biblioteca para Todos’, tem como objetivo zerar o número de municípios do Estado que não possuem bibliotecas – que hoje são 84, segundo a Secretaria de Estado da Cultura – e integra o projeto ‘São Paulo: Um Estado de Leitores’.

A iniciativa privada fica responsável pelo fornecimento dos livros e computadores, enquanto o município oferece local para a implantação e funcionários.

A Secretaria de Estado da Cultura promete manter uma coordenação permanente nas bibliotecas, que inclui o envio de contadores de histórias, escritores e professores. O projeto estadual é uma parceria com o programa federal ‘Gosto de Ler’.