Rede pública recebe inscrições para 2005

Correio Popular - Campinas - Quarta-feira, 10 de novembro de 2004

qua, 10/11/2004 - 9h06 | Do Portal do Governo

Processo é indicado para aqueles que finalizam a 8ª série e querem deixar a escola particular

Quem for concluir este ano a 8ª série do Ensino Fundamental na rede particular e quiser migrar para a rede pública em 2005 tem até o próximo dia 16 para fazer a inscrição para a 1ª série do Ensino Médio. O mesmo prazo vale para os alunos que desejam retornar aos estudos ou chegaram recentemente em Campinas. A Secretaria Estadual de Educação oferece 21,9 mil vagas para a 1ª série do Ensino Médio nas diretorias regionais de ensino Campinas Leste e Oeste. Hoje, as redes municipal e estadual têm 19,4 mil matriculados na 8ª série regular e na 8ª série de suplência. “Ainda faltam os alunos do sistema ‘S’, que também procuram vaga” , explicou o dirigente regional de Ensino do Campinas-Oeste, Antonio Admir Schiavo. Foram disponibilizadas 2,5 mil vagas remanescentes para atender aos alunos não matriculados na rede pública de ensino.

O sistema “S” é formado pelas escolas patrocinadas por serviços como do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Social da Indústria (Sesi).

“Temos capacidade para atender a todos que nos procurarem”, garantiu Schiavo. “Além das vagas remanescentes, algumas escolas podem ser ampliadas”. Quem é da rede pública de ensino, bem como do sistema “S”, não precisa se preocupar porque o processo se dá na própria unidade em que estuda. Para quem está fora da escola ou é da rede particular só precisa levar os documentos pessoais e, na hora de inscrição, informar onde estuda ou estudou, bem como quando parou de freqüentar uma unidade escolar. Os outros documentos, como o Certificado de Conclusão da 8ª série do Ensino Fundamental, só serão solicitados no período de matrícula, que vai de 29 de novembro a 3 de dezembro.

Os interessados na vaga devem fazer a inscrição nas diretorias de ensino Campinas Leste e Oeste, que fica na Rua Osvaldo Cruz, 799/809, no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora. O atendimento será feito das 8h30 às 12h e das 14h às 17h. No município de Jaguariúna, os interessados devem procurar a Escola Estadual Professor Celso Henrique Tozzi, na Avenida Marechal Floriano Peixoto, 261, no bairro Berlin. Em Valinhos, a inscrição está sendo feita na Escola Estadual Cyro de Barros Rezende, que fica na Rua Carlos Gomes, 280, no bairro Vera Cruz. Já no município de Vinhedo, o atendimento está sendo feito na Escola Estadual Patriarca da Independência, na Rua Rui Barbosa, 55, na Vila Planalto. As inscrições começaram ontem.

(Nice Bulhões/Da Agência Anhangüera)