Rede pública pode ter bônus na USP

Folha de São Paulo - Sexta-feira, dia 19 de maio de 2006

sex, 19/05/2006 - 12h23 | Do Portal do Governo

VESTIBULAR

Se proposta for aprovada, alunos receberão aumento de 3% na nota; número de questões deve diminuir

SIMONE HARNIK

FÁBIO TAKAHASHI

DA REPORTAGEM LOCALA Universidade de São Paulo quer dar um bônus de 3% na nota do vestibular dos estudantes que realizaram o ensino médio em escola pública. A medida é a principal alteração no maior processo seletivo do país -cerca de 160 mil inscritos no ano passado- e faz parte de um pacote de propostas de inclusão social.

As alterações serão votadas na terça, na reunião do Conselho Universitário, e, se aprovadas, passam a valer para o próximo vestibular. A reitora da USP, Suely Vilela, ganhou as eleições usando como bandeira a inclusão social, por isso o pacote de propostas é a ação mais aguardada da gestão.

De acordo com o programa de inclusão social, intitulado “Inclusp”, os estudantes de escolas públicas receberão o bônus na primeira e na segunda fase do vestibular. No documento oficial que deve ser votado, os cálculos apontam que a medida aumentará de 23,6% para 30% o número de alunos que terminaram o ensino médio em escola pública no total dos ingressantes da universidade.

Atualmente, 85% dos estudantes do ensino médio do Estado cursam a rede pública, mas em geral eles são menos de 30% dos aprovados na USP. No último vestibular, 73,2% dos ingressantes cursaram o ensino médio integralmente em escola particular.

Outra alteração prevista para o próximo vestibular é a redução do número de questões da primeira fase. Os cem testes deverão ser reduzidos a 90, e o tempo de prova -que é de cinco horas- será mantido. Além disso, dez das perguntas deverão ter “caráter interdisciplinar”, ou seja, deverão relacionar disciplinas -como acontece no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), considerado mais fácil pelos candidatos.

Também será votada a adoção de um sistema de avaliação seriada. As escolas públicas que aderirem ao programa da USP aplicarão uma prova ao final de cada ano do ensino médio. A pontuação obtida pelo estudante poderá ser somada com o bônus de 3% por ele ser de escola pública.

A avaliação seriada não tem um formato definido ainda, por isso será discutida por um grupo de trabalho. Mas a proposta da avaliação seriada é definida como “emergencial e experimental”.

O conteúdo abordado no vestibular da USP também foi alvo de discussões. A longo prazo, o programa pretende reduzir o programa cobrado de cada disciplina, além de formular questões que privilegiem “o raciocínio, a associação dos conhecimentos, a interdisciplinaridade, a compreensão dos problemas e sua solução”.