Rede particular será avaliada em outubro

O Estado de S.Paulo - Quarta-feira, 13 de agosto de 2008

qua, 13/08/2008 - 10h32 | Do Portal do Governo

O Estado de S.Paulo

A primeira avaliação unificada dos estabelecimentos privados de ensino será realizada durante dois dias, em outubro, com alunos do 5º e do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio de escolas particulares de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e Distrito Federal. Pais e professores também participarão respondendo questionários sobre a gestão escolar e expectativa da aprendizagem.

A pedido das escolas, o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo (Sieesp) firmou convênio com o Instituto de Avaliação e Desenvolvimento Educacional (Inade) para a realização de uma avaliação diferente do Sistema Avaliação da Educação Básica (Saeb), aplicado pelo Ministério da Educação (MEC). A participação será por adesão e o número de participantes não foi definido.

No dia 15 de dezembro os colégios que aderirem ao exame vão receber um relatório com o desempenho de toda a escola. O objetivo é que os gestores dos colégios criem um plano de melhoria para ser colocado em prática já no ano que vem.

O presidente do Sieesp, José Augusto de Mattos Lourenço, explica que as avaliações aplicadas pelo MEC não atendem às expectativas da rede particular. “Faremos uma avaliação para a escola, sem rankings.” Para o conselheiro do Sieesp, Benjamin da Silva, dono dos Colégios Albert Sabin e Morumbi Sul, a diferença é que a avaliação permitirá a criação do plano de melhoria.

A prova

O conteúdo da nova prova será comparável ao do Saeb. Serão 34 questões de língua portuguesa e matemática, além dos questionários. “Será possível avaliar qual expectativa de ensino que o pai tem para seu filho e com o cruzamento dos dados poderemos dizer se esta tem sido atendida”, diz Regina Cançado, diretora técnica do Inade.

A metodologia é a de resposta ao item, mesma do Saeb. “Ao todo são 68 perguntas, mas os alunos respondem blocos com 17 cada (ao todo 34 por aluno). O que permite a aplicação de diferentes provas.”

Pesquisadora em avaliação da Unicamp, Maria Márcia Malavasi, vê com bons olhos a realização da nova avaliação, mas faz ressalvas: “Temo que esse caminho possa ser de confronto às políticas públicas. Em vez de fazer uma nova ruptura ao criar nova avaliação, a rede particular poderia propor aperfeiçoamento das avaliações do MEC”.

A pesquisadora também diz ser importante a participação de pais e professores. “Mas seria ideal que o mesmo aluno fosse avaliado em anos seguintes para medir o quanto a escola agregou.”

A diretora pedagógica da Escola da Vila, Sônia Barreira, reconhece a necessidade de avaliação externa. “O ideal seria que o colégio particular pudesse aderir aos sistemas como Saeb e Saresp (avaliação da rede estadual), mesmo pagando.”

CONHEÇA AS OUTRAS AVALIAÇÕES

O Enem é um exame voluntário, oferecido anualmente a estudantes que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio. A prova será realizada em 31 de agosto

A Prova Brasil e o Saeb são dois exames complementares. A próxima edição será em 2009

A Prova Brasil avalia alunos de 4ª e 8ª séries da rede pública

O Saeb avalia, por amostragem, alunos de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio das redes pública e privada

O Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar (Saresp) será aplicado em novembro para alunos da 2ª, 4ª, 6ª e 8ª série do fundamental e 3º ano do ensino médio de todas as escolas estaduais – e particulares por amostragem

A Prova São Paulo, aplicada em 2007 aos alunos de 2ª, 4ª, 6ª e 8ª série das escolas municipais da Capital, não tem data divulgada.